Agricultura Familiar e Supermercados: lições do ambiente institucional na Bahia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-20254001e52612

Palabras clave:

Ambiente institucional, supermercados, Agricultura familiar

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar as mudanças institucionais ocorridas no estado da Bahia entre 2011 e 2021, a partir da experiência de inserção dos produtos da Coopercuc no mercado supermercadista. A coleta e análise de dados qualitativos incluíram pesquisa bibliográfica sobre as interações entre o varejo e agricultores familiares, pesquisa documental sobre as políticas públicas da Bahia, além da realização de nove entrevistas semiestruturadas com dirigentes da Coopercuc, focadas no impacto dessas mudanças. O caso baiano demonstra que, em ambientes institucionais favoráveis à agricultura familiar, as relações comerciais com varejistas de médio e pequeno porte, como exemplificado pela experiência da Coopercuc, podem ser mais vantajosas do que aquelas estabelecidas com grandes redes varejistas. Nessas interações, além do preço e da qualidade dos alimentos, a reputação e o prestígio dos fornecedores são fatores relevantes, pois contribuem para a redução de riscos e incertezas associados à parceria.

Biografía del autor/a

  • João Rafael Gomes de Morais, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

    Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco.

  • Roberto de Sousa Miranda, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande

    Professor da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande.

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Publicado

2025-06-17

Cómo citar

Agricultura Familiar e Supermercados: lições do ambiente institucional na Bahia. (2025). Sociedade E Estado, 40(01), e52612. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-20254001e52612

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