AVALIAÇÃO PARAMÉTRICA DA INFLUÊNCIA DO CONTROLADOR PID EM UM MODELO AEROSERVOELÁSTICO DE ASA RETANGULAR SIMPLIFICADA

Autores

  • Washington da Macena Universidade de Brasília
  • Dra. Polliana Candida Oliveira Martins Universidade de Brasília

Palavras-chave:

resposta a rajada, sistemas dinâmicos de controle aeronáutico, flutter

Resumo

Resumo: Na Indústria Aeroespacial, os órgãos reguladores estabelecem procedimentos de validação e certificação para garantir a segurança contra fenômenos indesejáveis em aviões e proteger a integridade física dos ocupantes. Uma tendência importante nesse setor é o uso de estruturas flexíveis, o que aumenta a manobrabilidade das aeronaves. No entanto, essa flexibilidade também torna os fenômenos aeroelásticos, como o flutter, mais evidentes. Este estudo utiliza um modelo aeroservoelástico para o controle dinâmico do flutter, usando a plataforma Matlab-Simulink®. O modelo se baseia na lei de controle PID, e a modelagem matemática considera uma asa linear e homogênea com uma superfície de controle no bordo de fuga. O objetivo da pesquisa é explorar a interação entre o sistema de controle e o sistema aeroelástico, focando em metas específicas como variação dos ganhos. A análise dos resultados é feita por meio de representações gráficas no espaço V-g-f. Este enfoque permite entender o impacto do sistema de controle no desempenho da aeronave, visando um voo controlado e seguro.

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Publicado

2025-06-10

Como Citar

AVALIAÇÃO PARAMÉTRICA DA INFLUÊNCIA DO CONTROLADOR PID EM UM MODELO AEROSERVOELÁSTICO DE ASA RETANGULAR SIMPLIFICADA. (2025). Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 10(2), 144-154. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/ripe/article/view/58425