Projeção de emissões de gee do setor energético no contexto da contribuição nacionalmente determinada
Palavras-chave:
setor elétrico brasileiro, emissão de gases de efeito estufa, Acordo de Paris, transição energética, política climáticaResumo
Com o objetivo de conter o avanço do efeito estufa, compromissos internacionais foram assinados pelo Brasil. O Acordo de Paris realizado em 2015 estipulou que os países signatários definissem metas para a redução das Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), as chamadas Contribuições Nacionalmente Determinadas. A partir de análises, foi possível evidenciar os avanços de cada subsetor energético em relação às metas brasileiras de redução de emissões de GEE durante os últimos anos, como por exemplo, os avanços no setor de transportes. A partir dos dados disponíveis, verificou-se o potencial de aplicação de métodos estatísticos para análise de dados que permite a identificação de tendências e correlações entre os diferentes subsetores do setor de energia, como por exemplo, a estimação do comportamento das emissões de GEE produzidas pelo setor de energia até 2025, data que representa o fim do primeiro período de implementação das metas de mitigação propostas na NDC Brasileira. Tudo isto visa fornecer subsídios para o acompanhamento, refinamento e estabelecimento de novas metas de desenvolvimento energético sustentável e a proposição de políticas públicas baseadas em dados que contribuam para a aceleração do processo de transição energética no Brasil. Os resultados da projeção das emissões de gases de efeito estufa do setor energético brasileiro indicam que as metas não serão alcançadas na atual tendência.
Referências
IPCC. Quinto relatório de avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. 2014.
MCTI. Sexta Estimativas de Emissão de Gases do Efeito Estufa no Brasil. [S.l.]: Pearson, 2022.
EPE. Balanço energético nacional. 2023.
Rabelo, Nathália Akemi Tsuchiya. Avaliação da participação do setor de energia brasileiro nas emissões de gases do efeito estufa no contexto Contribuição Nacionalmente Determinada. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. Disponível em https://bdm.unb.br/handle/10
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-06-11 (2)
- 2025-06-10 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



