Análise dos impactos energéticos causados pela suspensão do Horário de Verão no Brasil a partir de 2019

Autores

  • Samara Carvalho Soares Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Janaúba
  • Cleiton Rocha Sudré Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Janaúba
  • João Vitor Gomes de Araújo Universidade de São Paulo
  • Hudson Danilo Soares Q5 Engenharia e Consultoria
  • Fidel Edson de Souza Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Janaúba
  • Jáder Fernando Dias Breda Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Janaúba

Palavras-chave:

Horário de Verão, consumo de energia, perfil de consumo

Resumo

O Horário de Verão foi instituído no Brasil pela primeira vez no ano de 1931, e só passou a ser adotado sem interrupções a partir do ano de 1985, mas teve a sua suspensão no ano de 2019. Neste sentido, este trabalho tem como finalidade realizar uma análise quanto aos impactos no setor energético causados pela suspensão do Horário de Verão no Brasil a partir do ano de 2019. Para tal, foi realizado um estudo para um período de 10 anos, de 2012 a 2021, com o intuito de investigar a viabilidade do Horário de Verão. Primeiramente, foi feita uma pesquisa a respeito do consumo mensal de energia elétrica e uma análise quanto a esse consumo ao decorrer do tempo. Logo após, foi feita uma pesquisa em relação ao consumo diário, para que com esses dados, fosse possível traçar um perfil de consumo médio diário por consumidor, chegando assim às conclusões acerca da viabilidade do Horário de Verão. Os dados utilizados nas pesquisas foram organizados por meio de planilhas, tabelas e gráficos para que houvesse uma melhor visualização e análise de resultados. Após as análises realizadas, foi possível afirmar que o Horário de Verão perdeu sua viabilidade para o setor elétrico, corroborando, assim, com a decisão governamental.

Referências

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA. gov.br, 2022. Consumo Mensal de Energia Elétrica por Classe (regiões e subsistemas). Disponível em: <https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/consumo-de-energia- eletrica> Acesso em: 29 de março de 2022.

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. gov.br, 2019. Horário de Verão é suspenso em todo o país. Disponível em: <https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/horario-de-verao-e- suspenso-em-todo-o-pa-1>. Acesso em: 03 de agosto de 2022.

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. gov.br, 2022. Horário de Verão — Português (Brasil). Disponível em: <https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/secretarias/energia- eletrica/horario-de-verao>. Acesso em: 26 de junho de 2022.

OPERADOR NACIONAL DO SISTEMA ELÉTRICO. ons.org.br, 2021. Avaliação dos efeitos do Horário de Verão nos subsistemas sudeste/centro-oeste e sul do Brasil. Disponível em: <http://www.ons.org.br/Paginas/Noticias/20211022-nota-a-imprensa-estudo-sobre-horario- de-verao.aspx>. Acesso em: 04 de maio de 2022.

OPERADOR NACIONAL DO SISTEMA ELÉTRICO. ons.org.br, 2022. Curva de carga horária. Disponível em: <http://www.ons.org.br/Paginas/resultados-da-operacao/historico-da- operacao/curva_carga_horaria.aspx> Acesso em: 12 de abril de 2022.

Downloads

Publicado

2024-09-30

Como Citar

Análise dos impactos energéticos causados pela suspensão do Horário de Verão no Brasil a partir de 2019. (2024). Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 10(1), 63-72. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/ripe/article/view/46781