Análise dos impactos energéticos causados pela suspensão do Horário de Verão no Brasil a partir de 2019
Palavras-chave:
Horário de Verão, consumo de energia, perfil de consumoResumo
O Horário de Verão foi instituído no Brasil pela primeira vez no ano de 1931, e só passou a ser adotado sem interrupções a partir do ano de 1985, mas teve a sua suspensão no ano de 2019. Neste sentido, este trabalho tem como finalidade realizar uma análise quanto aos impactos no setor energético causados pela suspensão do Horário de Verão no Brasil a partir do ano de 2019. Para tal, foi realizado um estudo para um período de 10 anos, de 2012 a 2021, com o intuito de investigar a viabilidade do Horário de Verão. Primeiramente, foi feita uma pesquisa a respeito do consumo mensal de energia elétrica e uma análise quanto a esse consumo ao decorrer do tempo. Logo após, foi feita uma pesquisa em relação ao consumo diário, para que com esses dados, fosse possível traçar um perfil de consumo médio diário por consumidor, chegando assim às conclusões acerca da viabilidade do Horário de Verão. Os dados utilizados nas pesquisas foram organizados por meio de planilhas, tabelas e gráficos para que houvesse uma melhor visualização e análise de resultados. Após as análises realizadas, foi possível afirmar que o Horário de Verão perdeu sua viabilidade para o setor elétrico, corroborando, assim, com a decisão governamental.
Referências
EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA. gov.br, 2022. Consumo Mensal de Energia Elétrica por Classe (regiões e subsistemas). Disponível em: <https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/consumo-de-energia- eletrica> Acesso em: 29 de março de 2022.
MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. gov.br, 2019. Horário de Verão é suspenso em todo o país. Disponível em: <https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/horario-de-verao-e- suspenso-em-todo-o-pa-1>. Acesso em: 03 de agosto de 2022.
MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. gov.br, 2022. Horário de Verão — Português (Brasil). Disponível em: <https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/secretarias/energia- eletrica/horario-de-verao>. Acesso em: 26 de junho de 2022.
OPERADOR NACIONAL DO SISTEMA ELÉTRICO. ons.org.br, 2021. Avaliação dos efeitos do Horário de Verão nos subsistemas sudeste/centro-oeste e sul do Brasil. Disponível em: <http://www.ons.org.br/Paginas/Noticias/20211022-nota-a-imprensa-estudo-sobre-horario- de-verao.aspx>. Acesso em: 04 de maio de 2022.
OPERADOR NACIONAL DO SISTEMA ELÉTRICO. ons.org.br, 2022. Curva de carga horária. Disponível em: <http://www.ons.org.br/Paginas/resultados-da-operacao/historico-da- operacao/curva_carga_horaria.aspx> Acesso em: 12 de abril de 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.