Gerenciamento de Potência para Veículos Elétricos Híbridos de Célula a Combustível
Palavras-chave:
Veículos híbridos de célula a combustível, gerenciamento de potência, consumo de combustível equivalenteResumo
Os sistemas de transporte estão mudando. Veículos convencionais, propelidos ”‹”‹por motores de combustão interna, estão perdendo espaço para veículos propelidos por fontes alternativas de energia devido a fatores ambientais e políticos em todo o mundo. Os veículos de células de combustível figuram como uma das principais alternativas aos veículos convencionais, a medida em que novas tecnologias os tornam mais viáveis ”‹”‹comercialmente. Nesse contexto, este trabalho apresenta algumas estratégias de gerenciamento de potência aplicáveis ”‹”‹a veículos elétricos híbridos de células a combustível, com base em um modelo dinâmico, que permite a avaliação de desempenho e a comparação com veículos movidos por motores de combustão interna. O modelo inclui uma pilha de células de combustível, baterias, um motor de indução e a dinâmica do veículo. As reações do motorista são emuladas através de um controlador PI, o motor elétrico é controlado por um algoritmo de modos deslizantes e o gerenciamento de potência é realizado sujeito a restrições tais como a eficiência das células a combustível e o estado de carga das baterias. O consumo de energia é comparado com veículos leves semelhantes de motores de combustão interna. Os resultados demonstram o menor consumo de combustível do veículo de célula a combustível se comparado a veículos convencionais e comprovam o melhor desempenho da configuração híbrida. Além disso, validam a utilidade do modelo para simular veículos elétricos híbridos e investigar diferentes estratégias de controle para obter melhor desempenho.
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