FLUIDOESTRUTURAL DE UM PISTÃO SUBAQUÁTICO UTILIZANDO MÉTODOS ANALÍTICOS E O MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i35.21433Palavras-chave:
Análise acústica. Análise FSI. Equações de Navier-Stokes. Equação de Helmholtz. Método dos elementos finitos.Resumo
No segmento da indústria de petróleo e gás, quando falamos em prospecção de petróleo, análises acústicas de baixa frequência de fontes como sonares e sondas, tem ganhado bastante visibilidade recentemente. Este fenômeno ainda carece de estudos mais aprofundados para determinar os métodos de cálculo mais pertinentes e que representem melhor as respostas acústicas. É neste cenário que uma comparação entre diferentes métodos de cálculo da resposta da onda se faz necessária. Este trabalho tem como foco comparar a resposta acústica de um pistão subaquático de quatro formas independentes. Dois modelos analíticos são formados, um resolvendo a problemática para um modelo de fluido, de acordo com as equações de Navier-Stokes, enquanto o outro usa a formulação ondulatória, a partir da equação de Helmholtz. Além destes, dois modelos correspondentes são montados, a partir do método de elementos finitos. Um destes se usa de formulação de interação fluido-estrutura (Fluid-Structure Interation”“FSI), enquanto o outro faz uma análise acústica, a partir da equação de Helmholtz. Uma comparação entre os modelos é feita, variando parâmetros como distância e frequência.
Referências
COMSOL. The Structural Mechanics Module User’s Guide. 2012.
KINSLER, L. et al. Fundamentals of AcousticsFundamentals of Acoustics, 2010.
KUTTRUFF, H. Acoustics: An introduction. [s.l: s.n.].
PRITCHARD, P. J.; LEYLEGIAN, J. C. Introduction to Fluid Mechanics. [s.l: s.n.].
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.