OTIMIZAÇÃO DE PAVIMENTOS DE LAJES NERVURADAS ISOLADAS: EFEITOS DOS REQUISITOS DE DESEMPENHO
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i26.20781Palavras-chave:
Otimização. Pavimento. Lajes nervuradas. Enxame de Partículas.Resumo
Este estudo contempla o desenvolvimento de um modelo de otimização de custo para pavimentos de lajes nervuradas simplesmente apoiadas, partindo-se de uma análise de lajes isoladas. A maior atenção sobre a norma de incêndio, motivada pela obediência à norma de desempenho (NBR 15575), em conjunto com a revisão da NBR 6118, originou novos cenários de projeto, nos quais diversos padrões de formas plásticas se tornaram questionáveis. O modelo de otimização tem como função objetivo o custo de concreto, aço e mão de obra de lajes e vigas, onde vigas são apenas pré-dimensionadas, adotando-se uma taxa fixa de armadura. As variáveis de projeto globais são: altura da laje, distância entre faces da nervura, largura de nervura, altura da mesa, resistência do concreto, número de lajes na direção x e número de lajes na direção y; e as variáveis locais são: as bitolas de armadura longitudinais e distribuição nas direções x e y. Exigências de resistência (ELU) e rigidez (ELS) foram postas como restrições, além de exigências de desempenho e dimensões mínimas para edificações em situação de incêndio. As lajes foram tratadas isoladamente para objeto de análise de esforços. Adotaram-se dois algoritmos evolutivos, i.e., Algoritmo Genético e Enxame de Partículas, este mostrando maior eficiência.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de Estruturas de Concreto. Rio de Janeiro, 2014.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575: Edificações Habitacionais ”“ Desempenho/Parte 2: para os sistemas estruturais. Rio de Janeiro, 2013.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6120: Cargas para o Cálculo de Estruturas de Edificações. Rio de Janeiro, 1980.
SAHAB, M.G.; ASHOUR, A.F.; TOROPOV, V.V. Cost Optimisation of Reinforced concrete flat slab buildings. Tehran, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.