Estudo numérico do processo de infusão de resina líquida (LRI) utilizando malha de fluxo
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v5i1.19102Palavras-chave:
Infusão de Resina Líquida. Malha de fluxo. Compósito. Simulação numérica. OpenFOAM.Resumo
O presente trabalho é dedicado a estudar numericamente problemas envolvendo o processo de Infusão de Resina Líquida (LRI) em compósitos espessos. Esta técnica se utiliza de fibras para obtenção de compósitos poliméricos que podem ser aplicados em diversos ramos das indústrias e da engenharia. Nesse sentido, há um grande interesse em aprimorar este processo para obter um produto final com propriedades físicas e mecânicas que atendam à s exigências do mercado atual. Esse estudo tem por objetivo analisar o escoamento da resina dentro do molde e otimizar a geometria, a partir do comprimento da malha de fluxo e a relação entre as permeabilidades Kxx/Kzz. A malha de fluxo é um tecido de alta permeabilidade e é empregada durante o processo de moldagem por LRI para facilitar a infiltração da resina através do meio fibroso. As simulações numéricas foram realizadas no software livre OpenFOAM e a criação da geometria e da malha no GMSH. A formulação de volumes finitos do OpenFOAM foi utilizada para a discretização das equações de transporte que descrevem o escoamento de resina dentro do molde e o tratamento da interface entre os dois fluidos (resina-ar) é resolvido pelo Método Volume of Fluid (VOF). Neste artigo, apresentou-se resultados para uma relação de Kxx/Kzz e diferentes comprimentos de malha de fluxo. Por meio dos resultados apresentados, pode-se encontrar uma maneira de generalizar o estudo, e assim, obter o tamanho ideal da malha de fluxo para qualquer comprimento de molde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.