MODELAGEM NUMÉRICA DE UM DISPOSITIVO DE SEGURANÇA UTILIZADO EM SISTEMAS OFFSHORE
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i33.14418Resumo
Â
 Abstract. As válvulas Blowout Preventer (BOP) são projetadas para serem acionadas em casos de emergência impondo uma força de compressão no tubo, que irá causar deformações plásticas, até provocar a ruptura do tubo. Segundo o relatório apresentado pela Det Norske Veritas em 2011, os registros fotográficos da tubulação mostram que a BOP funcionou, porém não atuou de forma adequada, ao invés de selar o tubo, apenas realizou um esmagamento do material. Desta forma, há indícios de falha de funcionamento do dispositivo de segurança, este fato pode ter direta relação com a forma que são projetados esses dispositivos, iniciando pelo critérios de falha considerando os modelos matemáticos utilizados. Com base nas informações anteriores se faz necessário realizar investigações para propor critérios de projeto que atendam à s exigências desse tipo de dispositivos, levando em consideração que as tubulações aonde as válvulas atuam apresentam propriedades elasto-plásticas. Este trabalho tem por objetivo realizar a modelagem computacional deste dispositivo considerando um estágio de funcionamento, simulando o acionamento e, assim, analisar os resultados numéricos. Serão incluídos no modelo a geometria do ríser e dois aríetes que constituem o mecanismo da válvula, com suas propriedades correspondentes. Inicialmente, foi implementado o modelo elastoplástico considerando endurecimento isotrópico. A partir dos resultados preliminares será possível avaliar o modelo utilizado e, posteriormente, realizar as modificações necessárias para aprimorar o estudo.
Palavras Chaves: Modelagem, BOP, Critérios de Falha, Elasto-plástico
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.