Estudo de Pré-Viabilidade de Geração de Energia Elétrica com Resíduos Sólidos Urbanos na Região Metropolitana do Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v3i2.14405Palavras-chave:
Resíduo sólido urbano. Energia elétrica. Viabilidade técnico-econômica.Resumo
Resumo: Nesse artigo foi elaborado um estudo de pré-viabilidade da implantação de uma usina incineradora de resíduos sólidos urbanos para a geração de energia elétrica na região metropolitana do Distrito Federal. Estima-se que 79,9 milhões de toneladas de resíduos sólidos são gerados no Brasil e apenas 9,1% tem a destinação final adequada. Das mais de 5 mil toneladas de resíduo sólido gerado por dia na região, apenas 3% são tratados de forma adequada. Uma das principais alternativas tecnológicas que unem o tratamento dos resíduos sólidos urbanos e a geração de energia elétrica é a incineração destes, estudada neste trabalho. Adota-se aqui uma metodologia hipotético-dedutiva na qual busca-se avaliar a viabilidade da utilização de RSU para aplicação em projetos de aproveitamento energético. Foram realizadas análises econômico-financeira do empreendimento, estimativas de custos de implantação, custos de operação e manutenção, créditos de carbono e receitas, incluindo indicadores financeiros, como Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno e Payback Descontado, permitindo a análise de sensibilidade desta por meio da elaboração de cenários através do valor do investimento inicial, fluxo de caixa dos períodos analisados e taxa mínima de atratividade. Conclui-se que esse tipo de empreendimento apresenta viabilidade técnico-econômica a partir dos principais indicadores sugeridos pela literatura apenas no cenário onde apresenta resultados com TIR para o período de 12 anos.
Palavras-chave:
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.