A GESTÃO DO CUIDADO EM RELAÇAO À AUTONOMIA DOS ENFERMEIROS

Autores

  • Anildo Anacleto Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Robriane Prosdocimi Menegat Universidade Federal de Santa Maria.

Palavras-chave:

Gestão

Resumo

O objetivo do estudo foi relacionar a gestão do cuidado em enfermagem e a autonomia do enfermeiro, considerando aspectos como o local de trabalho, as interações enfermeiro-equipe e enfermeiro-pacientes e, ainda, as percepções dos enfermeiros quanto à autonomia no seu cotidiano profissional. Método: pesquisa tipo qualitativa, descritiva e exploratória. Os sujeitos foram enfermeiros atuantes em um hospital geral e nos serviços de atenção básica de uma cidade da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Brasil. Os resultados e discussões indicam que a autonomia para a gestão do cuidado preferencialmente se dá de forma efetiva a partir do comprometimento e da ética profissional, assim como pela utilização da sistematização da assistência de enfermagem, do uso de protocolo como suporte para a assistência dos enfermeiros, do apoio das chefias e instituição e, ainda, da educação permanente. A autonomia está vinculada a organização do processo de trabalho, por mudanças na assistência e, principalmente, em assumir o cuidado na sua plenitude.

Biografia do Autor

  • Anildo Anacleto Silva, Universidade Federal de Santa Maria

    Enfermeiro. Mestre em Assistência de Enfermagem, Doutor em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - Campus de Palmeira das Missões.

  • Robriane Prosdocimi Menegat, Universidade Federal de Santa Maria.

    Enfermeira. Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde.

Downloads

Publicado

31-10-2014

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Como Citar

1.
A GESTÃO DO CUIDADO EM RELAÇAO À AUTONOMIA DOS ENFERMEIROS. Rev. G&S [Internet]. 31º de outubro de 2014 [citado 18º de janeiro de 2026];5(4):pag. 2294-2312. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/967