Antissepsia bucal com clorexidina para reduzir os custos em UTIs
Palabras clave:
Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica, Clorexidina, Gestão em saúdeResumen
Introdução: A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) é causa comum de morbidade, uso de antibióticos, aumento do tempo e custos de hospitalização em pacientes em unidade de terapia intensiva.
Objetivo: Verificar se a antissepsia oral com clorexidina pode reduzir significativamente os casos PAV e custos em unidades de terapia intensiva.
Metodologia: Foi realizada uma busca nas bases de dados PubMed (US National Library of Medicine National Institutes of Health) e Chocrane utilizando os descritores "Pneumonia, Ventilator-Associated" e "Chlorhexidine" em 17 de março de 2013. No filtro referente ao tipo de estudo selecionou-se revisão sistemática sem limites de data de publicação. Estimou-se o custo do tratamento da PAV e da antissepsia oral com clorexidina.
Resultados: Foram encontrados 8 trabalhos, o mais antigo publicado em 2007 e o mais recente publicado no ano de 2012. Quatro artigos eram revisões sistemáticas. Todos os trabalhos analisados mostraram benefícios significativos quanto ao uso da clorexidina como antisséptico bucal na prevenção de pneumonia associada à ventilação. O desenvolvimento da PAV está associada a um custo adicional estimado em R$934,83 por paciente por dia no SUS e em média 10 dias a mais de internação. O custo médio da antissepsia oral com clorexidina foi de R$2,32 por paciente por dia.
Conclusão: Os resultados são unânimes em relação a eficiência e eficácia da clorexidina na prevenção da PAV e redução dos custos em unidades de terapia intensiva.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença