Fortalecimento da Implementação de Políticas de Educação em Saúde no Brasil Por Meio de Plataformas de Monitoramento e Avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rgs.v15i2.54827

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação em Saúde, Avaliação em Saúde, Gestão da Informação em Saúde

Resumo

Este estudo discute o uso de plataformas de monitoramento e avaliação (M&A) para fortalecer a implementação de políticas públicas de educação em saúde, apresentando o Sistema de Mapeamento em Educação na Saúde (SIMAPES) do Brasil como um estudo de caso. A implementação de políticas públicas requer ferramentas adequadas que permitam decisões baseadas em dados. O SIMAPES é uma plataforma de M&A que fornece informações acionáveis para apoiar a política de educação em saúde do Brasil. Este estudo qualitativo utilizou revisão bibliográfica e análise de documentos para examinar o projeto, os recursos, a implementação e os resultados do SIMAPES. Os resultados demonstram que a arquitetura inovadora de dados integrados do SIMAPES apresenta indicadores que permitem avaliações de políticas, assim como identifica lacunas nos serviços, monitora a alocação de recursos e informa o planejamento estratégico adotado. Os benefícios da implementação incluem o fortalecimento das parcerias entre o governo e a academia para a pesquisa em políticas de saúde. Os desafios envolvem a garantia de fluxos de dados confiáveis e padronizados. Conclui-se que o SIMAPES oferece uma arquitetura robusta para dados de políticas de educação em saúde no Brasil, mas sua aplicação efetiva ainda exige esforços coordenados entre as partes interessadas.

Biografia do Autor

  • Valéria de Oliveira Lemos Novato, Universidade Federal de Goiás – UFG

     Mestra em Administração das Organizações na Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Goias – UFG. Doutora em Administração das Organizações na Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Universidade Federal de Goias – UFG.

     

  • Lilian Ribeiro de Oliveira Simões, Centro Universitário Barão de Mauá

    Possuo graduação em Administração pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2010). Mestrado em Administração das Organizações na Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - USP (2014). Doutorado em Administração das Organizações na Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - USP (2019). Membro do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas da Universidade de São Paulo (GPublic). Pesquisadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da FIPASE no Supera Parque Tecnológico (2019-2021). Professora de graduação em Administração na Fundação Educacional de Ituverava (FEI/FFCL) e Centro Universitário Barão de Mauá (CBM). Áreas de pesquisa: Administração Pública e Avaliação de Políticas Públicas Sociais: Saúde e Assistência Social. Líder de tema na ANPAD: APB Tema 6 - Organização e Gestão de Serviços Públicos. Pesquisadora no Projeto - Pesquisa, desenvolvimento e implementação do sistema de mapeamento, monitoramento e avaliação em educação na saúde - SIMAPES na Universidade Federal de Goiás (2021). Sou voluntária no Projeto Social Projete o Seu Futuro: conjunto de voluntários e empresas que apoiam jovens do ensino médio para o ingresso na universidade e desenvolvimento de competências e habilidades profissionais. Fui voluntária no Projeto Empodera Mulheres Empreendedoras: parceria entre o grupo Mulheres do Brasil e o Juntas no Supera (2021), o projeto apoia mulheres em vulnerabilidade econômica ou social com capacitações e mentorias. Sou mentora voluntária na Turma 4 (2022) e na Turma 6 (2023) da Alumna, trata-se de uma rede para desenvolvimento de habilidades socioemocionais e empregabilidade de jovens mulheres. 

  • Marco Antonio Catussi Paschoalotto, Escola de Economia, Gestão e Ciência Política da Universidade do Minho e Pesquisador no Centro de Investigação em Ciência Política (CICP)

    Mestre em Administração das Organizações na Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – USP. Doutor em Administração das Organizações na Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – USP.

  • Vicente da Rocha Soares Ferreira, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE. Campus Samambaia

    Formação Profissional: Administração, Doutor. Cargo e Instituição a qual está vinculado: PPGADM/FACE/UFG

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Publicado

15-10-2024

Como Citar

1.
Fortalecimento da Implementação de Políticas de Educação em Saúde no Brasil Por Meio de Plataformas de Monitoramento e Avaliação. Rev. G&S [Internet]. 15º de outubro de 2024 [citado 29º de janeiro de 2025];15(2):200-14. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/54827