Diagnóstico situacional na unidade de saúde:

uma experiência na perspectiva de graduandos em enfermagem

Autores

  • Cássio de Almeida Lima Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Bianca Gonçalves Rodrigues Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).
  • João Gabriel Caires Araújo Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).
  • Nayara Ruas Cardoso UNIMONTES
  • Pollyane Teixeira Rocha UNIMONTES.
  • Claudia Danyella Alves Leão Ribeiro UNIMONTES
  • Elaine Cristina Santos Alves UNIMONTES.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo apresentar a experiência de acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros, desenvolvida durante a realização do Diagnóstico Situacional feito em uma Unidade de Estratégia Saúde da Família. Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência. A experiência desenvolveu-se por meio de etapas, durante os encontros da Unidade de Ensino Atividades Práticas na Atenção Primária à Saúde, tendo como cenário a referida Unidade de Saúde. Embasados nos resultados obtidos, foi planejada e executada uma intervenção relacionada à padronização de procedimento na Central de Material e de Esterilização da unidade. Por meio do Diagnóstico Situacional, foi possível perceber a sua relevância para o gerenciamento da atenção à saúde prestada pelos serviços da Estratégia Saúde da Família. Nesses serviços, destaca-se o papel do enfermeiro, o qual, como profissional coordenador da equipe, deve efetivar os atributos de liderança e de gestão nesse contexto.

Biografia do Autor

  • Cássio de Almeida Lima, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

    Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIMONTES. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UNIMONTES/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem da UNIMONTES.

  • Bianca Gonçalves Rodrigues, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

    Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

  • João Gabriel Caires Araújo, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

    Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

  • Nayara Ruas Cardoso, UNIMONTES

    Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

  • Pollyane Teixeira Rocha, UNIMONTES.

    Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

  • Claudia Danyella Alves Leão Ribeiro, UNIMONTES

    Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da UNIMONTES. Professora do Departamento de Enfermagem da UNIMONTES, da Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI), das Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) e das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc).

  • Elaine Cristina Santos Alves, UNIMONTES.

    Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora do Departamento de Enfermagem da UNIMONTES e das FIPMoc. Enfermeira do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF).

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Publicado

22-08-2017

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

1.
Diagnóstico situacional na unidade de saúde:: uma experiência na perspectiva de graduandos em enfermagem. Rev. G&S [Internet]. 22º de agosto de 2017 [citado 27º de dezembro de 2025];5(3):pag. 1109-1119. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/491

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