Avaliação do processo gerencial da equipe de enfermagem em um hospital de ensino:

relato da experiência em uma clínica cirúrgica

Autores

  • Amanda Gesiele Pereira Santos Universidade Estadual de Montes Claros
  • Daniele Zuba Ramos Universidade Estadual de Montes Claros
  • Priscila Karolline Rodrigues Cruz Universidade Estadual de Montes Claros
  • Patrícia Alves Paiva Universidade Estadual de Montes Claros
  • Simone Guimarães Teixeira Souto Universidade Estadual de Montes Claros
  • Mírian Alves Faustino Mendes Universidade Estadual de Montes Claros
  • Ana Paula Ferreira Maciel Universidade Estadual de Montes Claros
  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Ricardo Soares de Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros

Palavras-chave:

Enfermagem, Gestão em Saúde

Resumo

Atualmente para vencer os obstáculos da competitividade e da busca pela qualidade, a valorização do capital humano tem sido considerada como condição essencial entre os trabalhadores. Sendo assim, este estudo objetiva avaliar o processo gerencial da equipe de enfermagem em uma clínica cirúrgica de um hospital de ensino do norte de Minas Gerais. Trata-se de um relato de experiência acadêmica baseado em um estudo descritivo e observacional realizado durante o internato hospitalar de graduandos em enfermagem no período de março a abril de 2014. Os resultados dos levantamentos realizados e que foram baseados em visitas ao local revelaram vários aspectos relacionados à estrutura organizacional da Clínica Cirúrgica. Esses aspectos referem-se aos pontos fortes e fracos da estrutura e as expectativas e melhorias sugeridas. Da análise institucional e setorial obtidas, os pontos fortes diagnosticados foram: ser um hospital universitário; apresentar projetos sociais, tal como os doutores da alegria; possuir supervisores de estágio; ser referência em doenças infectocontagiosas; apresentar o título de hospital amigo da criança; e possuir comissão de controle de infecção. Quanto aos pontos fracos, tem-se: déficit de saídas de emergência; déficit em hierarquização; insuficiência de leitos para saúde mental; e comunicação ineficaz entre setores. Dessa forma, evidencia-se que as ferramentas sejam cada vez mais impulsionadas no cotidiano de trabalho do enfermeiro, e que este as introduza à liderança e ao cuidado de qualidade.

Biografia do Autor

  • Amanda Gesiele Pereira Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

    Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes, Montes Claros (MG), Brasil.

  • Daniele Zuba Ramos, Universidade Estadual de Montes Claros

    Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes, Montes Claros (MG), Brasil.

  • Priscila Karolline Rodrigues Cruz, Universidade Estadual de Montes Claros

    Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes, Montes Claros (MG), Brasil.

  • Patrícia Alves Paiva, Universidade Estadual de Montes Claros

    Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes, Montes Claros (MG), Brasil.

  • Simone Guimarães Teixeira Souto, Universidade Estadual de Montes Claros

    Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes, Montes Claros (MG), Brasil.

  • Mírian Alves Faustino Mendes, Universidade Estadual de Montes Claros

    Enfermeira, Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes, Montes Claros (MG), Brasil.

  • Ana Paula Ferreira Maciel, Universidade Estadual de Montes Claros

    Enfermeira, Especialista em Gestão da Clínica na Atenção Primária e Saúde da Família, Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes e Faculdades de Saúde Ibituruna/FASI, Montes Claros (MG), Brasil.

  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

    Enfermeiro, Especialista em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes, Montes Claros (MG), Brasil.

  • Ricardo Soares de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros

    Enfermeiro. Especialista em Docência do Ensino Superior, Enfermagem em Cardiologia e Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família. Professor do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes. Montes Claros, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

22-08-2017

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

1.
Avaliação do processo gerencial da equipe de enfermagem em um hospital de ensino:: relato da experiência em uma clínica cirúrgica. Rev. G&S [Internet]. 22º de agosto de 2017 [citado 25º de dezembro de 2025];5(3):pag. 1079-1100. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/489

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)