Noções de precaução e isolamento da equipe de enfermagem:

relato de experiência.

Autores/as

  • Ana Clara Costa Chagas
  • Renata Rayana de Paula Rodrigues
  • Monica Chiodi-Toscano de Campos Departamento de Enfermagem Faculdade de Ciências da Saúde Universidade de Brasilia
  • Valeria Bertonha Machado
  • Carla Targino Bruno dos Santos
  • Daniela França Barros

Palabras clave:

Precaução, Isolamento de pacientes, Infecção hospitalar

Resumen

Objetivo: O presente relato busca descreveruma atividade de educação em saúderealizada em um hospital universitário do Distrito Federal. Metodologia: Trata-se de um relato deexperiência, que discorre sobre o trabalho final da disciplina “AdministraçãoAplicada à Enfermagem e Estágio”, ofertada pelo Departamento de Enfermagem, daFaculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasíliasobre a estratégia de orientação da equipe de enfermagem de um hospital universitárioquanto aos tipos de precaução e formas de isolamentos os quais os pacientes sãosubmetidos, diante da observação das estudantes da disciplina acerca das açõesdescuidadas dos profissionais das equipes de enfermagem frente a casos depacientes em isolamentos ou que necessitavam de cuidados utilizando as devidas precauções.Resultados: Frente ao exposto, asestudantes realizaram a estratégia de orientação com a finalidade de evitartransmissão de patógenos ou bactérias multirresistentes entre os pacientes e tambémentre os profissionais, com o objetivo de promover uma diminuição incidência deinfecções hospitalares. Conclusão: Entende-se a validade da aulaexpositiva realizada, em detrimento de estudos científicos que ressaltam anecessidade de atividades de educação em saúde que tratem da prevenção deinfecções entre pacientes e profissionais da saúde.

Publicado

2017-08-21

Número

Sección

Relatos de Experiências

Cómo citar

1.
Noções de precaução e isolamento da equipe de enfermagem:: relato de experiência. Rev. G&S [Internet]. 2017 Aug. 21 [cited 2025 Dec. 25];5(2):pag. 662-669. Available from: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/461

Artículos más leídos del mismo autor/a