A interdisciplinaridade no grupo tutorial primeiro de maio ”“ PET-saúde

Autores

  • Francinne Louise Teixeira Reis Universidade Federal de Minas Gerais
  • Camila Pimentel Garuba Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cláudia Lins Cardoso Universidade Federal de Minas Gerais
  • Juliana Moreira Pereira
  • Mario César Brandão Quintão Universidade Federal de Minas Gerais
  • Simone Abrantes Cândido
  • Wellington Ubiratan da Silva Junior

Palavras-chave:

Relações interpessoais, Atenção primária à Saúde, Atenção à Saúde

Resumo

O novo paradigma de saúde aponta para a necessidade de novas abordagens, para a produção do conhecimento científico e da intervenção prática com o objetivo de vislumbrar o ser humano como um ser integral através da interdisciplinaridade no trabalho em saúde. O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) tem o intuito de preparar profissionais para o adequado enfrentamento das diferentes realidades de vida e de saúde da população permitindo a atuação acadêmica interdisciplinar no cenário de prática. O presente artigo visa descrever a experiência dos acadêmicos no Grupo Tutorial PET-Saúde Primeiro de Maio, após desenvolverem atividades coletivas favoráveis à troca e à integração entre os saberes e práticas. O PET-Saúde tem promovido, através desta construção coletiva e humanizada do conhecimento, o estímulo à opinião do outro, a escuta, o diálogo e a humildade para potencializar a ação interdisciplinar. Dessa forma, a experiência interdisciplinar no cenário de prática, através de um processo de discussão-ação-reflexão- transformação, contribui ativamente para a formação de profissionais de saúde com perfil adequado às necessidades e políticas de saúde do país.

Biografia do Autor

  • Francinne Louise Teixeira Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduanda em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais ”“ UFMG

  • Camila Pimentel Garuba, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduanda em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais ”“ UFMG

  • Cláudia Lins Cardoso, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Psicologia Clínica, Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Faculdade de  Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, Tutora do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde ”“ PET-Saúde.

  • Juliana Moreira Pereira

    Especialista em Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia aplicada à Ortopedia, Fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) - Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e Preceptora do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - PET-Saúde.

  • Mario César Brandão Quintão, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduando em Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais ”“ UFMG.

  • Simone Abrantes Cândido

    Especialista em Saúde da Família com ênfase em Saúde Pública e em Terapia Ocupacional em Gerontologia, Terapeuta Ocupacional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) - Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e Preceptora do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - PET-S

  • Wellington Ubiratan da Silva Junior

    Graduando em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais ”“ UFMG.

Downloads

Publicado

21-08-2017

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

1.
A interdisciplinaridade no grupo tutorial primeiro de maio ”“ PET-saúde. Rev. G&S [Internet]. 21º de agosto de 2017 [citado 28º de dezembro de 2025];5(2):pag. 595-610. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/453