A prática do autocuidado pelo profissional docente enfermeiro

Autores

  • Mara Cristina Bicudo de Souza Universidade de Taubaté
  • Angélica Souza Chaves Salomon
  • Beatriz Emiko Rodrigues Lima

Palavras-chave:

Enfermagem, Autocuidado, Saúde, Educação

Resumo

Introdução: O autocuidado é um processo cognitivo, afetivo e comportamental  no qual o indivíduo assume a responsabilidade por sua própria vida, conquistando integridade nas relações consigo e com o mundo em que está inserido. O docente enfermeiro é quem prepara, especificamente, o profissional enfermeiro que, dentre outras atribuições, será o responsável pelo cuidado na área de saúde. No entanto é importante resguardar sua saúde, cuidar-se para então poder cuidar expressivamente do próximo.  Objetivo: identificar como os profissionais docentes de enfermagem cuidam de sua saúde. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa-descritiva que utilizou como técnica de pesquisa o grupo focal, foi realizada em um curso de graduação em enfermagem de uma instituição do Vale do Paraíba Paulista, com profissionais enfermeiros docentes que lecionam no ensino profissionalizante. A coleta de dados foi realizada no período de julho e agosto de 2011. Resultados: A aplicação da técnica do grupo focal proporcionou o desenvolvimento de um processo no qual a compreensão das experiências dos participantes, o próprio ponto de vista e sentimentos de cada um, o pensar coletivamente sobre uma temática do cotidiano do grupo facilitou a discussão e a observação das controvérsias. E, ainda, a elaboração de ideias centrais encontradas nas falas e na observação direta dos envolvidos. Considerações finais: Os relatos e as observações junto ao grupo levaram a perceber o envolvimento dos docentes enfermeiros com relação ao cuidado com seus familiares. Seu autocuidado corresponde aos aspectos físico e espiritual.

Biografia do Autor

  • Mara Cristina Bicudo de Souza, Universidade de Taubaté

    Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Especialista em Administração Hospitalar pela CEDAS - São Camilo. Professora Assistente na área de Enfermagem Cirúrgica (CC e CME) do Departamento de Enfermagem da Universidade de Taubaté a 26 anos. Lecionou a disciplina de Enfermagem Cirúrgica, Adminidtração em Enfermagem e Políticas Pública de Saúde. Na área administrativa execeu a função de chefe do departamento de Enfermagem, de assessora da pró-reitoria de graduação, pró reitora de graduação e atualmente de assessora da pró-reitoria estudantil

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Publicado

18-08-2017

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Como Citar

1.
A prática do autocuidado pelo profissional docente enfermeiro. Rev. G&S [Internet]. 18º de agosto de 2017 [citado 28º de dezembro de 2025];5(2):pag. 290-302. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/429