Complexidades na implementação da Política Nacional de Humanização sob a ótica de profissionais de saúde
Resumen
O estudo teve como objetivo analisar as facilidades e dificuldades de implementação da Política Nacional de Humanização sob a ótica dos profissionais de saúde. Caracteriza-se como um estudo qualitativo que utiliza a teoria da política pública e foi realizado na região Sudeste do Brasil, envolvendo quatro participantes-chave responsáveis pela implementação dessa política e pela assistência ao usuário. A coleta dos dados deu-se através de entrevistas semi-estruturadas e adequou-se à s normas da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde por meio do parecer CAAE: 02470212.2.0000.5243, sendo respeitadas as questões referentes aos aspectos éticos de pesquisa envolvendo seres humanos. Utilizou-se como método a Análise Institucional, preconizada por René Lourau e George Lapassade. Como resultado verificou-se que foi implementada a estrutura prevista em lei, apesar de o conhecimento sobre a PNH ter sido conceituado com dificuldade e incerteza. Algumas questões, como a produtividade em números, foram citadas como situações que dificultam a implementação da política na unidade. Desse modo, concluiu-se que predomina uma gestão centralizada e com pouca participação social, e por esse motivo tornam-se imprescindíveis reuniões periódicas entre os profissionais e gestores para ofertar a identificação de fragilidades, garantir uma gestão transversal, além de buscar atitudes transformadoras.
Descritores: humanização da assistência; gestão em saúde; políticas públicas.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença