Sentidos múltiplos de representações sociais entre adultos-idosos acerca da asma

Autores

  • Lenna Eloisa Madureira Pereira Universidade do Estado do Pará
  • Elizabeth Teixeira Universidade do Estado do Pará

Palavras-chave:

Políticas de saúde, Educação, Gestão

Resumo

Objetivo: Compreender as representações sociais, interesse e experiência com grupos educativos idosos com asma. Método: É um estudo qualitativo, com base na Teoria das Representações Sociais e a TNC. Resultados: A representação social da saúde é vista como forma positiva diante de uma boa ação para viver. Sobre a doença, há significado negativo ligando-o com o cotidiano de usuários e da falta de atenção de saúde para doenças crônicas. O autocuidado com a asma está ligado à memória biomédica e hibridismo, quando utiliza o conhecimento das culturas de locais usando remédios fitoterápicos. As experiências e interesses com grupos educativos é uma realidade distante nas áreas pesquisadas. Conclusão: É necessário o incentivo de atividades de grupos educativos em saúde. Um dos destaques da iniciativa é a criação de salas reservadas para os benefícios do grupo relacionados à educação em saúde. As pessoas estão interessadas para atender a prevenção de doenças crônicas e compartilhá-lo.

Biografia do Autor

  • Lenna Eloisa Madureira Pereira, Universidade do Estado do Pará

    Enfermeira graduada do curso de enfermagem da Universidade do Estado do Pará. Atua no grupo de Pesquisa PESCA (Práticas Educativas de Saúde e Comunidade na Amazônia), da referida universidade.

  • Elizabeth Teixeira, Universidade do Estado do Pará

    Professora Titular da Universidade do Estado do Pará. Doutora Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas em Saúde e Cuidado na Amazônia (PESCA). Diretora de Educação ABEn-Nacional 2010-2013.

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Publicado

17-08-2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Sentidos múltiplos de representações sociais entre adultos-idosos acerca da asma. Rev. G&S [Internet]. 17º de agosto de 2017 [citado 28º de dezembro de 2025];4(4):pag. 1457-1468. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/368