Importância da higienização das mãos como profilaxia a infecção hospitalar pelos profissionais de saúde
Palabras clave:
Higienização das mãos, Infecção hospitalar, Profissionais de saúdeResumen
As infecções hospitalares representam atualmente uma preocupação de ordem internacional, pois envolve a atuação dos profissionais de saúde, a qualidade das instalações físicas e dos materiais de uso diário. Assim, considerando a relevância desse tema, esse estudo objetivou verificar o reconhecimento da importância da higienização das mãos na prevenção da infecção hospitalar pelos profissionais de saúde. Trata-se de um estudo transversal, em que foi aplicado formulário semiestruturado a uma amostra de 60 profissionais, entre enfermeiros, técnicos e /ou auxiliares de enfermagem e médicos, atuantes em um Hospital Público localizado na Bahia, em outubro de 2011, obedecendo à s exigências éticas para estudos com seres humanos. Os resultados evidenciaram que 98,3% dos entrevistados reconhecem a importância da higienização das mãos na profilaxia à infecção hospitalar, 83,3% afirmaram dominar a técnica, entretanto, apenas 53,4% a descreveram corretamente. Conclui-se que apesar da conscientização dos profissionais sobre a importância e da disponibilidade dos produtos para higienização das mãos, é necessário a implementação de atividades pedagógicas que motivem e intensifiquem a adesão dos profissionais.
Palavras-chave: Higienização das mãos; infecção hospitalar; profissionais de saúde.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença