Percepção das equipes de saúde da família sobre a implantação da política saúde do homem

Autores

  • Tayani Campos Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso
  • Áurea Christina Paula Correa Universidade Federal de Mato Grosso
  • Jeane Cristina Anschau Xavier de Oliveira Fraga UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
  • Luanna Arruda e Silva Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Saúde do Homem, Atenção primária a saúde, Enfermagem

Resumo

Com o objetivo de promover a assistência integral à saúde do homem, visando reduzir as taxas de morbimortalidade masculina o Ministério da Saúde (MS), em 2009, lançou a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem - PNAISH, tendo a atenção primária como porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), privilegiando a Estratégia de Saúde da Família, como modelo assistencial para o atendimento das necessidades da população masculina. Objetivo: Trata-se de um estudo exploratório com objetivo de conhecer as percepções de trabalhadores de duas equipes de Unidades de Saúde da Família em relação ao processo de implantação da PNAISH. Método: Estudo de abordagem qualitativa, descritivo e exploratório, realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas. Resultados: Dentre os principais resultados observados destacam-se as escassas ações com vistas a atender as necessidades da população masculina. Estas poucas ações centram-se na perspectiva curativista baseada no modelo biomédico. Conclusão: Nesse sentido, faz-se necessário que as equipes de saúde que trabalham na atenção primária, nível selecionado para implementação da PNAISH, sejam envolvidos e capacitados para que possam desenvolver em suas unidades estratégias inclusivas para a população masculina a fim de melhor atender suas demandas.

Biografia do Autor

  • Tayani Campos Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso

    Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Mato Grosso.

  • Áurea Christina Paula Correa, Universidade Federal de Mato Grosso

    Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- USP- São Paulo (SP), Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ”“ Cuiabá (MT), Brasil.

  • Jeane Cristina Anschau Xavier de Oliveira Fraga, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

    Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMT. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMT e Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. É técnica em assuntos educacionais da Universidade Federal de Mato Grosso, atuando no Serviço de Psicologia Aplicada. Interessada nos estudos dos temas que envolvem a Enfermagem, Saúde do Homem, Saúde e reprodução sexual e epidemiologia.

  • Luanna Arruda e Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

    Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Mato Grosso.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Percepção das equipes de saúde da família sobre a implantação da política saúde do homem. Rev. G&S [Internet]. 29º de julho de 2016 [citado 28º de dezembro de 2025];(supl.):Pág. 906-925. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/3557