Pré-operatório na Sala de Recuperação Pós-anestésica:

o ambiente pode influenciar?

Autores

  • Letícia Silva de Araújo
  • Poliana Rodrigues Vilas Boas
  • Leila de Fátima Santos
  • Lilian Machado Torres Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Palavras-chave:

Gestão, Cuidados perioperatórios

Resumo

A Sala de Recuperação Pós-Anestésica é um local destinado à recuperação de pacientes que já passaram por procedimentos cirúrgicos. No entanto, é comum que os pacientes em pré-operatório permaneçam nesse ambiente, gerando um convívio desnecessário que pode aumentar a ansiedade e o estresse do indivíduo que ainda será submetido ao procedimento cirúrgico. Os objetivos do estudo foram compreender a percepção do paciente que aguarda a sua cirurgia no mesmo espaço destinado aqueles submetidos a procedimentos cirúrgicos, e propor melhorias que visem a manutenção do bem-estar e a garantia da qualidade da assistência prestada no ambiente cirúrgico. Pesquisa de natureza exploratória, com abordagem qualitativa que entrevistou 15 pacientes. Os resultados evidenciaram sentimentos relacionados à indiferença; incômodo; tranquilidade; felicidade por certificarem-se do sucesso; e comoção pela dor do outro. Torna-se importante que as equipes cirúrgicas conheçam tais sentimentos e reflitam permanentemente, no sentido da qualificação do cuidado perioperatório. Mudanças estruturais e de processo também podem contribuir para o acolhimento mais cuidadoso do paciente em ambiente cirúrgico.

Descritores: Enfermagem. Enfermagem de Centro Cirúrgico. Sala de Recuperação. Cuidados pré-operatórios.

Biografia do Autor

  • Letícia Silva de Araújo

    Enfermeira. Especializanda em Neonatalogia.

  • Poliana Rodrigues Vilas Boas

    Enfermeira.Especializanda em Trauma, Emergência e Terapia Intensiva. Enfermeira auditora na Maternidade Hospital Octaviano Neves.

  • Leila de Fátima Santos

    Enfermeira. Mestre em Administração. Docente no Curso de Enfermagem da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais.

  • Lilian Machado Torres, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

    Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem Wenceslau Braz - Itajubá/MG (1981) e em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1991). Especialista em Epidemiologia do Controle de Infecções Hospitalares (1996), em Metodologia do Ensino Superior (1986) e em Administração Hospitalar (1984). Mestre em Ciências pela USP (2011). Doutor em Ciências da Saúde pela USP (2015). Docente no Curso de Enfermagem da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais e Enfermeira do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gestão da Assistência, Gestão de Pessoas, Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde e Centro Cirúrgico.

Downloads

Publicado

31-05-2016

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Como Citar

1.
Pré-operatório na Sala de Recuperação Pós-anestésica:: o ambiente pode influenciar?. Rev. G&S [Internet]. 31º de maio de 2016 [citado 31º de dezembro de 2025];7(2):Pág. 582-595. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/3508