PRÁTICAS DE LIDERANÇA ADOTADAS POR ENFERMEIROS DE UNIDADES HOSPITALARES ONCOLÓGICAS:

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Fabiana Cristina Santos Escola de enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo
  • Bruna Cremasco Brito Escola de enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo
  • Vânea Lúcia Santos Escola de enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo
  • Silvia Helena Camelo Escola de enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Enfermeiros, Liderança, Prática profissional, Oncologia

Resumo

Este estudo teve o objetivo de identificar o perfil do enfermeiro que atua em unidades oncológicas e as práticas de liderança adotadas por estes profissionais. É uma revisão integrativa e a coleta de dados foi realizada em seis bases eletrônicas no período de setembro a dezembro de 2012. Foram selecionados 14 artigos, publicados no período de 2003 a 2011. Os resultados foram divididos em duas categorias: Perfil social, formação acadêmica e capacitação profissional do enfermeiro e Práticas de Liderança adotadas por enfermeiros de unidades hospitalares oncológicas. Os enfermeiros são do sexo feminino, faixa etária entre 29 a 67 anos e experiência na área superior a cinco anos, com preparo acadêmico insuficiente durante a graduação. Identificam-se a necessidade de desenvolvimento profissional técnico-científico por meio de especializações, cursos de atualização e participação em congressos. Analisando os estudos verifica-se que dentre as práticas de liderança adotadas pelos enfermeiros, estes desafiam o estabelecido, estimulando a equipe para a ampliação do conhecimento e aprimoramento profissional; inspiram uma visão compartilhada por meio da valorização do trabalho em equipe; pois há preocupação do enfermeiro líder de encorajar os participantes da equipe por meio de elogios pelo trabalho bem sucedido. O estudo deve provocar reflexão dos enfermeiros e gestores dos serviços de saúde quanto ao perfil e preparo adequado para a atuação em unidades hospitalares de oncologia.

Descritores: Enfermeiros, Liderança, Prática profissional, Oncologia.

Biografia do Autor

  • Fabiana Cristina Santos, Escola de enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo

    Graduanda do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo e Bolsista Institucional RUSP/USP.

  • Bruna Cremasco Brito, Escola de enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo

    Graduanda do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo e Bolsista Institucional RUSP/USP.

  • Vânea Lúcia Santos, Escola de enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo

    Enfermeira da Santa Casa de Misericórdia de Barretos. Aluna de mestrado da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

  • Silvia Helena Camelo, Escola de enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo

    Enfermeira, Doutor em Enfermagem, Professor Doutor do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Downloads

Publicado

17-08-2017

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

1.
PRÁTICAS DE LIDERANÇA ADOTADAS POR ENFERMEIROS DE UNIDADES HOSPITALARES ONCOLÓGICAS:: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Rev. G&S [Internet]. 17º de agosto de 2017 [citado 26º de dezembro de 2025];4(3):pag. 1157-1176. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/347

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)