A INSERÇÃO DA TEMÁTICA DAS VIOLÊNCIAS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Leides Barroso de Azevedo Moura Universidade de Brasília
  • Prince Vangeris Silva Fernandes de Lima Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Envelhecimento, Aprendizagem, Ensino, Saúde, Violência, Desenvolvimento

Resumo

O presente relato descreve a experiência e a metodologia da Disciplina ‘Violências e Saúde’, ofertada pelo Departamento de Enfermagem, da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade de Brasília, com o objetivo de refletir, discutir, aplicar e disseminar novos conteúdos e olhares sobre a relação entre violência e saúde, na perspectiva do desenvolvimento. O relato contempla o instrumental teórico que norteou as discussões realizadas em sala de aula, as metodologias inovadoras no ensino da violência, a inserção ensino-território da rede de atenção à saúde e as condutas e responsabilidades dos profissionais de saúde para intervir em situações de violência. Verificou-se a validade das metodologias inovadoras, com menção ao portfólio de leitura, mostra fotográfica e ensaio teórico. Destaca-se a possibilidade de integrar ensino-serviço, em consonância com o preconizado pelo Pró-Saúde. Em conclusão, o presente relato explicita sucintamente a experiência da vivência de um conteúdo teórico-prático pouco discutido por profissionais de saúde, em um contexto social que desafia os novos gestores a monitorar e avaliar as políticas públicas destinadas ao enfrentamento de situações complexas que requerem, cada vez mais, profissionais capacitados para promoção dos direitos humanos da sociedade.

Biografia do Autor

  • Leides Barroso de Azevedo Moura, Universidade de Brasília

    Doutora em Ciência da Saúde. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília

  • Prince Vangeris Silva Fernandes de Lima, Universidade de Brasília

    Acadêmico de Enfermagem da Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde - Departamento de Enfermagem.

Downloads

Publicado

17-08-2017

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

1.
A INSERÇÃO DA TEMÁTICA DAS VIOLÊNCIAS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Rev. G&S [Internet]. 17º de agosto de 2017 [citado 25º de dezembro de 2025];4(3):pag. 1021-1029. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/338

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)