Bullying:
gestão escolar e a saúde pública, uma revisão da literatura
Palavras-chave:
Saúde Pública, Gestão, EducaçãoResumo
O presente artigo trata-se de uma revisão critica da literatura acerca do conceito e de estudos realizados sobre o bullying relacionando à saúde pública, revisando estratégias para deixar o ambiente escolar mais seguro, além de orientar as famílias e a sociedade para o enfrentamento da forma mais frequente da violência juvenil. Desta forma, disponibilizando informações aos profissionais das áreas da saúde e educadores, mostrando a importância deste tema para minimizar a incidência do problema a ser enfrentando, sendo a curto ou longo prazo, investigando e avaliando os impactos dobullying causados nos autores e alvos dessa prática e suas consequências. Foram acessados bancos de dados bibliográficos e páginas de relevância na internet, identificando artigos e textos recentes sobre no tema no período de 2005 a 2012. O comportamento agressivo entre estudantes é um problema universal, tradicionalmente admitido como natural e frequentemente ignorado ou não valorizado pelos adultos, o bullying é um problema de saúde pública com dimensões cada vez maiores em todos os países, tratando-se de atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, relacionados a desequilíbrios de poder. O foco político é a pratica em educação em saúde com o envolvimento de toda a comunidade, as escolas estão assumindo um envolvimento crescente na promoção da saúde, prevenção de doenças e prevenção de trauma. A prevenção do bullying entre estudantes constitui-se em uma necessária medida de saúde pública, capaz de possibilitar o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes, habilitando-os a uma convivência social sadia e segura.
Palavras chaves: bullying, saúde pública, crianças e adolescentes.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).