GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE EM UMA FACULDADE DE ENFERMAGEM ”“ PERCEPÇÃO DE GESTORES

Autores

  • Leonara Raddai Gunther Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Palavras-chave:

Educação Superior, Enfermagem, Gestão acadêmica

Resumo

Objetivou-se nesta investigação descrever, na perspectiva de gestores, como acontece a gestão do trabalho docente. Estudo exploratório, qualitativo, realizado na FAEN/UFMT. Os sujeitos foram ocupantes dos cargos de Direção, Chefia de Departamento e Coordenação do Curso. A coleta e análise dos dados se realizou por levantamento documental, entrevistas semiestruturadas e análise temática, respectivamente. Aprovação do projeto pelo CEP Nº 796/CEP/HUJM. Como principais resultados, identificamos que a gestão atua com base em metas e objetivos institucionais, materializados no PDI. Os docentes se organizam em grupos de trabalho e grupos de pesquisa e extensão, por área de conhecimento. A gestão da faculdade se ancora em normativas nacionais e institucionais que regulamentam o trabalho docente, mas estes gozam de autonomia no desempenho de suas atribuições. Os gestores acreditam que seu principal papel é de articulação das estruturas administrativas e acadêmicas da faculdade, no sentido de alcançar os resultados planejados. Compreender como ocorre a gestão do trabalho docente permite pensar estratégias para superar dificuldades encontradas no trabalho gerencial e docente.

Biografia do Autor

  • Leonara Raddai Gunther, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

    Enfermeira especialista em Gestão em Saúde. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMT

Downloads

Publicado

15-08-2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE EM UMA FACULDADE DE ENFERMAGEM ”“ PERCEPÇÃO DE GESTORES. Rev. G&S [Internet]. 15º de agosto de 2017 [citado 13º de março de 2025];4(3):pag. 871-885. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/322