Participação e controle social no SUS:

uma análise do conselho municipal de saúde de cachoeira (BA)

Autores

  • Emmanuelle Fonseca Marinho de Anias Daltro Faculdade Maria Milza (FAMAM) Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Fabrício Oliveira Santos
  • Vera Lucia Peixoto Santos Mendes

Palavras-chave:

Política de Saúde

Resumo

A participação e o controle social no SUS estão previstos em lei e devem ser exercidos por meio das Conferências de Saúde e dos Conselhos de Saúde. Num país de dimensões continentais, como é o Brasil, torna-se difícil generalizar as impressões sobre os Conselhos de Saúde existentes. Este estudo, realizado a partir de dados secundários obtidos por meio da revisão de documentos oficiais refrentes à criação e operacionalização do Conselho Municipal de Saúde de Cachoeira (BA), no período compreendido entre 2008 e 2012, demonstra que o mesmo não atuou com a eficácia e a eficiência necessárias ao controle social do SUS, considerando a insuficiência do número de reuniões, a pouca representatividade do segmento usuário nas reuniões e a incipiência dos assuntos/temas abordados pelos Conselheiros.

Biografia do Autor

  • Emmanuelle Fonseca Marinho de Anias Daltro, Faculdade Maria Milza (FAMAM) Universidade Federal da Bahia (UFBA)

    Enfermeira Sanitarista, Especialista em Auditoria de Sistemas de Serviços de Saúde e Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social. Docente da Faculdade Maria Milza e pesquisadora do Grupo Observa Políticas da Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

01-07-2015

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Como Citar

1.
Participação e controle social no SUS:: uma análise do conselho municipal de saúde de cachoeira (BA). Rev. G&S [Internet]. 1º de julho de 2015 [citado 29º de dezembro de 2025];:Pag. 2019-2024. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/3058