Liderança dos enfermeiros para o século XXI:
uma revisão integrativa.
Palabras clave:
Gestão, Educação, Políticas de saúdeResumen
A liderança deve andar unida ao respeito com o ser humano. Compreendê-la e aprender como ela pode ser mais adequadamente desenvolvida é o princípio para aperfeiçoar-se como líder/administrador. O conhecimento e a atuação profissional exigem novas práticas, novas abordagens e novas perspectivas de desenvolvimento das relações humano-profissionais. Objetivou-se conhecer os papéis, habilidades e significados esperados pelos profissionais de enfermagem de nível médio em relação à liderança dos enfermeiros. Trata-se de uma revisão integrativa de pesquisa, com busca eletrônica realizada no indexador de periódicos SciELO, que visou artigos publicados no período de janeiro de 2004 a dezembro de 2013. Foram encontrados, na amostra de dez artigos analisados, os seguintes papéis e habilidades: Habilidades e papéis relacionais; Estar presente (humanamente e profissionalmente); Senso de justiça; Competência técnica, administrativa e emocional; Competência comunicativa; Motivador; e, Modelo do papel e visão. Em relação aos significados: Humanidade nas relações; Construção coletiva; Canal de comunicação e troca; e, Sensibilidade e tato gerencial. Os resultados deste estudo poderão ampliar o conhecimento dos enfermeiros para o atendimento das necessidades dos profissionais de enfermagem de nível médio e, também, por conseqüência, deverão trazer benefícios para os serviços e instituições.
Descritores: liderança; enfermagem; equipe; gestão em saúde; equipe de enfermagem.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença