Mutações no gene RRNA 23S associadas com a resistência à linezolida em Staphylococcus SSP
Palabras clave:
Microbiologia clínica, Resistência a antimicrobianosResumen
Linezolida, primeira oxazolidinona aprovada para o uso clínico, é potencialmente ativa contra importantes patógenos bacterianos, incluindo Staphylococcus spp. multi-resistentes. Esta nova oxazolidinona inibe a síntese protéica por se ligar ao centro peptidil-transferase (PTC) da subunidade 50S do ribossomo bacteriano. Embora a resistência à linezolida possa ser mediada pela metilação do rRNA 23S na posição A2503 promovida pelo gene cfr ou por mutações nas proteínas ribossômicas L3, L4 e L22, o mecanismo de resistência mais comum envolve mutações no domínio V do gene rRNA 23S, sendo G2576T a mutação identificada com maior frequência em isolados clínicos de diferentes gêneros resistentes ao fármaco. O propósito dessa revisão é apresentar as principais mutações identificadas no rRNA 23S associadas com a resistência à linezolida e discutir a relação entre a posição dos nucleotídeos mutados, o número de alelos do gene rRNA 23S que contém essas mutações e os níveis de resistência apresentados por isolados de Staphylococcus spp. resistentes ao fármaco.
Descritores: linezolida; resistência; Staphylococcus
Descargas
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença