Percepções das enfermeiras neonatalogistas sobre as causas da retirada do cateter central de inserção periférica

Autores

  • Taise Rocha Macedo
  • Gisele Perin Guimarães

Palavras-chave:

Gestão, Enfermagem, Neonatologia

Resumo

O estudo tem como objetivo conhecer a percepção das enfermeiras de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal sobre as principais causas de retirada do Cateter Central de Inserção Periférica - PICC. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Segue os princípios éticos da Resolução 196/96, aprovado pela Comissão de Ética em Pesquisa sob o protocolo nº43/2011. Os sujeitos do estudo foram três enfermeiras habilitadas para inserção do cateter. Pela análise de conteúdo de Bardin emergiram as seguintes categorias: Benefícios do PICC para o serviço de neonatologia; Avaliando a necessidade de inserção do PICC em recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Compreendendo as principais causas de retirada do PICC. O PICC é um dispositivo com grande aceitação por parte dos profissionais e a obstrução é a principal causa de sua retirada, fato que poderia ser evitado através de capacitação dos profissionais. 

Biografia do Autor

  • Gisele Perin Guimarães

    Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Enfermeira assistencial da Unidade de Internação Ginecológica e Emergência Obstétrica do HU/UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa EDEN.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Percepções das enfermeiras neonatalogistas sobre as causas da retirada do cateter central de inserção periférica. Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 27º de dezembro de 2025];6(2):Pag. 1408-1417. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/2956