Análise da gestão dos resíduos gerados na troca de óleo lubrificante automotivo:

um estudo de caso na cidade de Cabo Frio-RJ

Autores

  • Júlio César Pereira de Oliveira Universidade Veiga de Almeida (UVA)
  • Ronnie Braz de Souza Universidade Veiga de Almeida (UVA)

Palavras-chave:

Gestão ambiental, Gestão de resíduos industriais e prevenção de poluição

Resumo

Em vista do crescimento da frota automobilística da cidade de Cabo Frio-RJ nos últimos anos e, consequentemente, do aumento de resíduos gerados na atividade de troca de óleo lubrificante, este estudo pretende analisar, à luz da legislação vigente, a gestão desses resíduos nos diversos pontos de troca da cidade ”“ concessionárias, oficinas mecânicas e postos de combustíveis ”“ identificando os pontos críticos, no intuito de propor melhorias. Para isto, foi aplicado um questionário composto por 12 perguntas relacionadas à situação física dos pontos de troca, armazenagem, coleta, embalagens e resíduos gerados na troca de óleo lubrificante. Desta forma, foi possível identificar problemas com a gestão desses resíduos, apontar suas causas e propor medidas corretivas, tendo por base a Resolução CONAMA nº 362/2005 e o Guia de Gerenciamento de Óleos Lubrificantes Usados ou Contaminados.

Biografia do Autor

  • Júlio César Pereira de Oliveira, Universidade Veiga de Almeida (UVA)

    Possui graduação em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARA (2005) e mestrado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é horista da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e Servidor Público Federal da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

  • Ronnie Braz de Souza, Universidade Veiga de Almeida (UVA)

    Graduado em Engenharia de produção pela Universidade Veiga de Almeida (UVA)

Downloads

Publicado

30-04-2015

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Como Citar

1.
Análise da gestão dos resíduos gerados na troca de óleo lubrificante automotivo:: um estudo de caso na cidade de Cabo Frio-RJ. Rev. G&S [Internet]. 30º de abril de 2015 [citado 28º de dezembro de 2025];1(1):Pag. 971-985. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/2744

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)