Organização do trabalho de enfermagem nas estratégias de saúde da família do município de Cáceres-MT

Autores

  • Eva Couto Couto Garcia Enfermeira Especialista em Gestão e Saúde da Família e Mestranda em Saúde Coletiva pelo INSES, Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.
  • Sylvia Maria Barbosa Maria BarbosaCunha Enfermeira formada pela Universidade Estadual de Mato Grosso-UNEMAT Autora da monografia. Defendida em 2012.
  • Rosane Maria Andrade Rosane Maria Andrade Vasconcelos Enfermeira Especialista em Didática do Ensino Superior pela Universidade do Estado de Mato Grosso e Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.
  • Danyella Rodrigues Rodrigues de Almeida Enfermeira Especialista em Urgência e Emergência, Enfermagem do Trabalho e Mestranda em Saúde Coletiva pelo INSES, Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.
  • Vânia Deluque Aguilar Enfermeira Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior, Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

Palavras-chave:

Trabalho em equipe, Organização do trabalho, Qualidade na assistência

Resumo

Os profissionais da atenção básica devem ser capazes de planejar, organizar, desenvolver e avaliar ações que respondam às necessidades da comunidade e de articular os diversos setores envolvidos na promoção à saúde. Conhecer o perfil desses profissionais permite adotar medidas em prol de sua qualificação e melhor desempenho, para uma assistência mais adequada e de qualidade à população. Objetivo:Conhecer a Organização do Trabalho de Enfermagem nas Estratégias de Saúde da Família de Cáceres-MT.  Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quanti- qualitativa. A coleta de dados deu-se através de questionários aplicados aos profissionais Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem das ESF do município de Cáceres, entre os meses de setembro e outubro de 2011. Resultado:Identificamos que a relação entre profissional e a comunidade atualmente é um processo que se encontra fragilizado. Afirmam que quase sempre se sentem satisfeitos com sua liberdade e autonomia no trabalho. Apontam os principais impedimentos que dificultam o trabalho, como a estrutura física inadequada, falta de recursos financeiros, materiais de procedimentos, escassez de medicamentos, baixa remuneração. Conclusão: A organização do trabalho não significa somente refletir à forma como o trabalho é desenvolvido e ordenado, mas pensar na totalidade que compõe este contexto e sua inserção social.

Biografia do Autor

  • Eva Couto Couto Garcia, Enfermeira Especialista em Gestão e Saúde da Família e Mestranda em Saúde Coletiva pelo INSES, Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

    Enfermeira Especialista  em Gestão  e Saúde da Família e Mestranda em Saúde Coletiva pelo INSES, Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

  • Sylvia Maria Barbosa Maria BarbosaCunha, Enfermeira formada pela Universidade Estadual de Mato Grosso-UNEMAT Autora da monografia. Defendida em 2012.

    Enfermeira formada pela Universidade Estadual de Mato Grosso-UNEMAT Autora da monografia. Defendida em 2012.

  • Rosane Maria Andrade Rosane Maria Andrade Vasconcelos, Enfermeira Especialista em Didática do Ensino Superior pela Universidade do Estado de Mato Grosso e Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

    Enfermeira Especialista em Didática do Ensino Superior pela Universidade do Estado de Mato Grosso e Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

  • Danyella Rodrigues Rodrigues de Almeida, Enfermeira Especialista em Urgência e Emergência, Enfermagem do Trabalho e Mestranda em Saúde Coletiva pelo INSES, Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

    Enfermeira Especialista em Urgência e Emergência, Enfermagem do Trabalho e Mestranda em Saúde Coletiva pelo INSES, Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

  • Vânia Deluque Aguilar, Enfermeira Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior, Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

    Enfermeira Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior, Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

Downloads

Publicado

09-08-2017

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Como Citar

1.
Organização do trabalho de enfermagem nas estratégias de saúde da família do município de Cáceres-MT. Rev. G&S [Internet]. 9º de agosto de 2017 [citado 26º de dezembro de 2025];4(2):1951-67. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/235

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)