Vivenciando a docência:

participação ativa do monitor nas aulas teóricas

Autores

  • Suellen Rodrigues de Oliveira UFMT
  • Andressa Merlin Maziero

Resumo

A monitoria tem um papel fundamental na formação complementar dos graduandos, inclusive na formação do próprio monitor, bem como em sua iniciação à docência. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada pelos monitores durante a execução de aulas teóricas de uma disciplina da graduação em Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência dos monitores elencando a importância de suas participações nas aulas teóricas em sala de aula. Assim com a participação ativa durante as aulas teóricas os monitores tiveram a oportunidade de vivenciarem de forma concreta a atuação do docente, bem como participar efetivamente das aulas teóricas, sendo responsáveis por parte da aula, sob a tutoria do docente responsável pelo conteúdo. Em síntese, identificamos como benéfica tal iniciativa dos docentes da disciplina, visando preparar os monitores para a atuação no ensino da Enfermagem, seja em nível médio, como em nível superior. Dessa forma, familiarizando os monitores com o cenário de ensino, possibilitando o conhecimento de práticas pedagógicas em consonância com o conteúdo a ser trabalhado e minimizando a ansiedade do futuro profissional ao adentrar a sala de aula.

Biografia do Autor

  • Suellen Rodrigues de Oliveira, UFMT

    Docente do Instituto de Ciências da Saúde da UFMT Campus Sinop, com atuação na Graduação em Enfermagem.

  • Andressa Merlin Maziero

    Granduanda em Enfermagem na Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Sinop.

Downloads

Publicado

07-08-2017

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

1.
Vivenciando a docência:: participação ativa do monitor nas aulas teóricas. Rev. G&S [Internet]. 7º de agosto de 2017 [citado 26º de dezembro de 2025];1(1):1817-24. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/223

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)