SENTIMENTOS DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM FRENTE À PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA

Autores/as

  • Larissa Mayre Monteiro dos Santos Escola de Enfermagem Wenceslau Braz
  • Ivandira Anselmo Ribeiro Simões
  • Rogério Silva Lima

Resumen

Este estudo teve como objetivo conhecer os sentimentos dos acadêmicos de enfermagem frente a uma situação de parada PCR. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, a amostra foi constituída de 15 Acadêmicos de Enfermagem do 7° e 8° período do curso de graduação em Enfermagem, que já apresentassem vivência de pelo menos uma situação de PCR. O método utilizado para análise dos dados foi o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), sob referencial teórico da Teoria das Representações Sociais (TRS) de Serge Moscovici. Para coleta de dados utilizou-se de um roteiro de entrevista semi-estruturado contendo uma questão. Foram encontradas as seguintes as Ideias Centrais (IC): “Impotência”; “Medo”; “Desespero”; “Ótima sensação”; “Ansiedade”; “Querer ajudar”; “Tristeza”; “Insegurança”. Os resultados permitiram chegar à conclusão que os acadêmicos de enfermagem ao se depararem com a situação PCR não possuem em sua maioria sentimentos positivos.

Biografía del autor/a

  • Larissa Mayre Monteiro dos Santos, Escola de Enfermagem Wenceslau Braz

    Discente do 6° período do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, EEWB. Itajubá, Minas Gerais.

  • Ivandira Anselmo Ribeiro Simões

    Orientadora: Mestre em Bioética pela Universidade do Vale do Sapucaí. Docente da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, EEWB. Itajubá, Minas Gerais.

  • Rogério Silva Lima

    Co orientador: Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas. Docente da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, EEWB, Itajubá, Minas Gerais.

Publicado

2014-10-31

Número

Sección

Artigos Originais

Cómo citar

1.
SENTIMENTOS DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM FRENTE À PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA. Rev. G&S [Internet]. 2014 Oct. 31 [cited 2025 Dec. 27];5(4):pag. 2486-2497. Available from: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rgs/article/view/1017