Interseções entre arte e loucura na plataforma crítica de Mário Pedrosa

Autores

  • Tarcila Soares Formiga CEFET-RJ

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20774

Palavras-chave:

Mário Pedrosa. Crítica de arte. “Arte virgeml”. Concretismo. Artes plásticas.

Resumo

Em meados dos anos 1940, o crítico de arte Mário Pedrosa frequentou o Centro Psiquiátrico Nacional Pedro II, onde estabeleceu contato com jovens artistas e com os internos dessa instituição, que faziam parte de um ateliê de pintura. O encontro com os trabalhos produzidos nesse ateliê suscitou uma reflexão do crítico acerca das relações entre razão e sensibilidade e sobre o estatuto da arte e do artista, dando origem à expressão “arte virgem”, cunhada por Pedrosa para descrever a criação artística de esquizofrênicos, crianças e primitivos. O objetivo deste trabalho é compreender como essa reflexão e a defesa da “arte virgem” contribuíram para que Pedrosa construísse os argumentos que utilizaria para auxiliar na criação de um grupo de artistas concretos no Rio de Janeiro. 

Biografia do Autor

  • Tarcila Soares Formiga, CEFET-RJ

    Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ (com período sanduíche na New School for Social Research). Possui mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Foi Professora Substituta de Sociologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro entre 2008 e 2009 e bolsista do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional entre 2009 e 2010. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura e da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, galerias e crítica de arte. Atualmente é professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), unidade Nova Friburgo, onde leciona no Curso Técnico Integrado em Informática e na Graduação em Gestão em Turismo e Engenharia Elétrica.

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Publicado

2017-12-02

Edição

Seção

Colaborações - Tema Livre

Como Citar

Interseções entre arte e loucura na plataforma crítica de Mário Pedrosa. (2017). Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 16(2), 446-466. https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20774