Pesquisa Psicanalítica: Da Transferência com a Psicanálise à Produção do Ensaio Metapsicológico

Autores

  • Cristiano Dal Forno Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Mônica Medeiros Kother Macedo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e37406

Palavras-chave:

pesquisador psicanalítico; pesquisa psicanalítica; transferência; ensaio metapsicológico

Resumo

São frequentes os debates acerca da epistemologia e potencialidade da pesquisa psicanalítica, especialmente em função da inserção da Psicanálise no âmbito universitário, sobremaneira em nível de pós-graduação. Em vista disso, o presente artigo propõe uma possível articulação entre três pilares que sustentam uma proposta de pesquisa psicanalítica, quais sejam, o pesquisador psicanalítico, sua transferência com a Psicanálise e a produção de saber metapsicológico ancorada no espaço de orientação universitária. Defende-se que um pesquisador psicanalítico, no exercício aqui proposto de três tempos do testemunho, a partir de sua transferência com a Psicanálise e no espaço de orientação da pesquisa - possibilitado pelo orientador psicanalista - torna possível a produção de um saber em Psicanálise.

Biografia do Autor

  • Cristiano Dal Forno, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Psicólogo. Mestre e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor do Curso de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde da PUCRS.

  • Mônica Medeiros Kother Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Psicóloga. Psicanalista. Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  

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Publicado

2021-10-25

Edição

Seção

Artigos Metodológicos

Como Citar

Pesquisa Psicanalítica: Da Transferência com a Psicanálise à Produção do Ensaio Metapsicológico. (2021). Psicologia: Teoria E Pesquisa, 37. https://doi.org/10.1590/0102.3772e37406