Carl Rogers e a Recepção da Fenomenologia na Psicologia Estadunidense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e38405

Palavras-chave:

Carl Rogers; fenomenologia; história da psicologia; terapia centrada no cliente

Resumo

Objetivou-se revisitar a relação de Rogers com o movimento de recepção da Fenomenologia na Psicologia estadunidense, empregando a noção historiográfica de recepção para investigar o que foi contatado por ele, em seus aspectos históricos internalistas e externalistas. Baseados nas menções de Rogers à Fenomenologia, identificaram-se sete momentos característicos de tal relação, entre 1940-1970. Como resultado, foi constatado que a Fenomenologia que Rogers menciona não é a oriunda da Filosofia europeia, mas advém de um paradigma de ciência alternativo ao positivismo hegemônico no behaviorismo. No contexto clínico, Rogers percebeu implicações desse movimento para o desenvolvimento de pesquisas e intervenções sobre o self. No campo filosófico, ele esboçou uma teoria do conhecimento baseada na experiência tácita e pré-conceitual. Na pesquisa, ele foi simpático ao desenvolvimento de investigações fenomenológicas empíricas, mas não chegou a desenvolver uma. Conclui-se que a Filosofia fenomenológica não influenciou diretamente Rogers, mas o movimento fenomenológico na Psicologia estadunidense sim.

Biografia do Autor

  • Paulo Coelho Castelo Branco , Universidade Federal da Bahia

    Professor Adjunto I da Universidade Federal da Bahia. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Coordenador do Núcleo de Estudos em Psicologia Humanista.

  • Sérgio Dias Cirino, Universidade Federal de Minas Gerais
    Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. DOutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Coordenador do GT de História da Psicologia da ANPEPP.  

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Publicado

2022-02-25

Edição

Seção

Artigos Teóricos

Como Citar

Carl Rogers e a Recepção da Fenomenologia na Psicologia Estadunidense. (2022). Psicologia: Teoria E Pesquisa, 38. https://doi.org/10.1590/0102.3772e38405