Dispositivos de Escuta de Adolescentes Privados de Liberdade e de Agentes Socioeducativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e36nspe9

Palavras-chave:

Socioeducação, Plantão psicológico, Grupo, Violência, Psicodinâmica do trabalho

Resumo

Este estudo objetivou evidenciar um método de intervenção triangular na socioeducação. Foram implementados três dispositivos metodológicos: um plantão psicológico de escuta individual, um de grupo de fala com adolescentes e uma intervenção em Psicodinâmica do Trabalho com os agentes socioeducativos. A escuta dos adolescentes apontou como a violência comparece na relação entre eles e os adultos, entre eles e os pares e no espaço institucional. Por outro lado, a escuta dos agentes possibilitou situar como a violência permeia as situações de trabalho. A clínica ampliada, no contexto institucional, permitiu vislumbrar o lugar da violência na dinâmica relacional intersubjetiva, seus impactos psíquicos e os riscos à saúde mental dos sujeitos.

Palavras-chave: socioeducação; plantão psicológico; grupo; violência; psicodinâmica do trabalho.

Biografia do Autor

  • Katia Tarouquella Brasil, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

    Psicóloga, psicanalista, professora adjunto do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília. É autora de várias coletâneas e artigos na temática de intervenção terapêutica, prevenção à saúde mental na perspetiva psicanalítica, psicopatologia, exclusão social e Psíquica, corpo e sofrimento contemporâneo. Se dedicando principalmente aos seguintes temas: Psicopatologia, violência, intervenção terapêutica, corpo e contemporaneidade.

  • Sandra Francesca Conte de Almeida, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

    Doutora em Ciências da Educação (Psicologia) e Diplomada em Psicologia Escolar pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne. é Psicanalisa  e professora aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB),

  • Jéssica Emanoeli Moreira da Costa, Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Brasília, DF, Brasil

    Psicóloga, foi bolsista de Apoio ténico da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distruto Federal. Psicóloga Residente no Programa MUltiprofissional em Saúde Mental infanto Juvenil (FEPECS).

  • Valerie Ganem, Université Sorbonne Paris Nord, Paris, França

    Valérie Ganem é mestre e doutora em psicologia do Trabalho, Professora da Universidade Paris 13 e associada à Universidade Paris 5-Descartes, Sorbonne Paris.

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Publicado

2020-12-02

Edição

Seção

Número Especial - PPGPsiCC

Como Citar

Dispositivos de Escuta de Adolescentes Privados de Liberdade e de Agentes Socioeducativos. (2020). Psicologia: Teoria E Pesquisa, 36(Especial). https://doi.org/10.1590/0102.3772e36nspe9

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