Análise Crítica dos Pressupostos e Fundamentos Conceituais da Escola de Psicossomática de Paris

Autores/as

  • Lucas Nápoli dos Santos Faculdade Pitágoras de Governador Valadares
  • Carlos Augusto Peixoto Junior Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)

Palabras clave:

Psicossomática, Psicanálise, Escola de Psicossomática de Paris.

Resumen

Este artigo apresenta uma análise crítica do quadro teórico da Escola de Psicossomática de Paris. Pretende-se demonstrar a hipótese de que tal matriz conceitual está sustentada em uma concepção iluminista de subjetividade, que concebe o corpo como algo a ser dominado pela mente. Argumenta-se que tal concepção se manifesta de forma implícita na hipótese defendida pelos autores dessa escola, segundo a qual a vulnerabilidade do indivíduo ao adoecimento somático seria resultante de uma insuficiência fundamental ou passageira do funcionamento mental. Demonstra-se que tal enunciado é herdeiro uma leitura específica da concepção freudiana de psiquismo, na qual a mente é entendida como um aparelho destinado a possibilitar a descarga de excitações, sobretudo as provenientes do próprio corpo (pulsionais).

 

Biografía del autor/a

  • Lucas Nápoli dos Santos, Faculdade Pitágoras de Governador Valadares
    Psicólogo; Mestre em Saúde Coletiva pela UFRJ; Doutorando em Psicologia Clínica pela PUC-RJ; Psicólogo clínico em consultório particular; Psicólogo educacional na Universidade Federal de Juiz de Fora (Campus Governador Valadares); Professor Mestre na Faculdade Pitágoras de Governador Valadares
  • Carlos Augusto Peixoto Junior, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
    Psicólogo; Psicanalista; Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da PUC-Rio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Publicado

2019-02-20

Número

Sección

Artigos Teóricos

Cómo citar

Análise Crítica dos Pressupostos e Fundamentos Conceituais da Escola de Psicossomática de Paris. (2019). Psicologia: Teoria E Pesquisa, 34. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/23106