Exploração das Relações entre Teoria da Mente e Linguagem em Alunos de Escolas Públicas

Autores

  • Renata de Lourdes Miguel da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marisa Cosenza Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3434

Palavras-chave:

Teoria da mente, Linguagem, Ensino fundamental

Resumo

A pesquisa avaliou e também explorou algumas das possíveis relações entre a teoria da mente e a linguagem. Participaram deste estudo 85 alunos do primeiro ano do ensino fundamental de duas escolas públicas mineiras com média de idade de 6,8 anos (DP= 3,0). Utilizou-se uma escala de tarefas de teoria da mente e um livro com narrativa por imagem. Os resultados mostraram uma associação positiva entre a teoria da mente e linguagem, que mesmo sendo discreta, é um achado convergente com pesquisas anteriores. Além disso, possíveis variáveis que podem motivar diferenças no desenvolvimento sociocognitivo infantil foram discutidas.

Biografia do Autor

  • Renata de Lourdes Miguel da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Mestra em Psiologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marisa Cosenza Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004). Professor adjunto 3 da Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

2019-02-19

Edição

Seção

Estudos Empíricos

Como Citar

Exploração das Relações entre Teoria da Mente e Linguagem em Alunos de Escolas Públicas. (2019). Psicologia: Teoria E Pesquisa, 34. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3434

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