Literacia Pré-Escolar e Desempenho na Leitura na Instrução Primária

Autores

  • Patrícia Pinto Câmara Municipal de matosinhos
  • João João Arménio Lamego Lope Universidade do Minho

Palavras-chave:

Psicologia da Educação, Literacia emergente, Leitura, Consciência fonológica, Velocidade de leitura

Resumo

A literacia pré-escolar tem recebido uma crescente atenção. Neste estudo, participaram 70 crianças que iniciaram o 1.º ano de escolaridade no ano letivo 2009/10 e que, na educação pré-escolar, frequentaram três instituições com abordagens diferenciadas de leitura e de escrita. O estudo inclui quatro medidas repetidas no tempo nas áreas da fonologia, reconhecimento de letras, palavras e velocidade de leitura. Os resultados sugerem que a abordagem específca à leitura na educação pré-escolar condiciona o desempenho da leitura na instrução primária. Contudo, essa influência parece ser atenuada com o tempo. Por outro lado, verifcou-se que sujeitos que receberam instrução direta de leitura em idade pré-escolar (mas não treino fonológico) obtêm resultados significativamente superiores em tarefas fonológicas aos de sujeitos que receberam treino fonológico prolongado (mas não de leitura).

Referências

Bast, J., & Reitsma, P. (1998). Analyzing the development of

individual differences in terms of Mathew effects in reading:

Results from a Dutch longitudinal study. Development

Psychology, 34(6), 1373-1399.

Cadime, I., Fernandes, I., Brandão, S., Nóvoa, P., Rodrigues, A.,

& Ferreira, A. (2009). A aquisição da leitura e da escrita:

variáveis preditoras no nível pré-escolar. Actas do X Congresso

Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 4001-

. Braga: Universidade do Minho.

Carvalho, A. (2010). O Rei ”“ Teste de Fluência e Precisão da

Leitura. Vila Nova de Gaia: EDIPSICO.

Castro, S. L., & Gomes, I. (2000). Dificuldades de aprendizagem

da língua materna. Lisboa: Universidade Aberta.

Cruz, J. (2011). Práticas de literacia familiar e o desenvolvimento

literácito das crianças (Tese de Doutoramento não-publicada).

Braga: Universidade do Minho.

Cunningham, A. E., Zibulski, J., Stanovich, K. E., & Stanovich,

P. J. (2009). How teachers would spend their time teaching

language arts: The mismatch between self-reported and best

practices. Journal of Learning Disabilities, 42(5), 418-430.

Fernandes, P. P. (2005). Concepções e práticas de literacia

emergente em contexto de jardim-de-infância (Tese de

Doutoramento não-publicada). Braga: Universidade do Minho.

Kendeou, P., Broek,P., White, M. & Lynch, J. (2009). Predicting

reading comprehension in early elementary school: The

independent contributions of oral language and decoding skills.

Journal of Education Psychology, 101(4), 765-778.

Koutsoftas, A. D., Harmon, M. T., & Gray, S. (2009). The effect

of Tier 2 intervention for phonemic awareness in a responseto-

intervention model in low-income preschool classrooms.

Language, Speech, and Hearing Services in Schools 40(2),

-130. doi: 10.1044/0161-1461(2008/07-0101)

Lima, R. (2009). Fonologia infantil: Aquisição, avaliação e

intervenção. Coimbra: Edições Almedina.

Lopes, J. (2003). Problemas de comportamento, problemas de

aprendizagem, problemas de “ensinagem”. Coimbra: Quarteto

Editora.

Lopes, J. (2010). Conceptualização, avaliação e intervenção nas

dificuldades de aprendizagens: A sofisticada arquitectura de

um equívoco. Braga: Psiquilíbrios Edições.

Lopes, J., & Fernandes, P. P. (2009). Emergent literacy beliefs in

preschool and kindergarten contexts. L1 - Educational Studies

in Languages and Literature, 9(4), 5-26.

Martins, M. A., & Niza, I. (1998). Psicologia da aprendizagem da

linguagem escrita. Lisboa: Universidade Aberta.

Martins, M. A., & Silva, C. (2006). Phonological abilities and

writing among Portuguese preschool children. European

Journal of Psychology of Education, 21(2), 163-182.

Martins, M., & Farinha, S. (2006). Relação entre os conhecimentos

iniciais sobre linguagem escrita e os resultados em leitura

no final do 1º ano de escolaridade. Livro de Actas da XI

Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas

e Contextos (pp. 1051-1060). Braga: Psiquilíbrios Edições.

McGuinness, D. (2005). Language development and learning to

read. The scientific study of how language development affects

reading skill. Massachusetts: The MIT Press.

Ministério da Educação. (1997). Orientações Curriculares para

o Ensino Pré-Escolar. Lisboa: D.E.B. ”“ Núcleo de Ensino

Pré-Escolar.

Perfetti, C. A., Beck, I., Bell, L., & Hugues, C. (1987). Phonemic

knowledge and learning to read are reciprocal: A longitudinal

study of first grade children. Merrilpalmer Quarterly, 33,

-319.

Perrenoud, P. (1999). Avaliação: Da excelência à regulação das

aprendizagens - Entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes

Médicas Sul.

Ruivo, I. (2006). João de Deus: Método de leitura com sentido. Actas

do VI encontro nacional (IV internacional) de investigação

em leitura, literatura infantil e ilustração (pp. 1-14). Braga.

Universidade do Minho.

Scanlon, D., & Vellutino, F. (1997). A comparison of the instructional

backgrounds and cogitive profiles of poor, average, and good

readers who were initially identified as at risk for reading

failure. Scientific Studies of Reading, 1(3), 191-215.

Silva, A. C. (2002). Bateria de Provas Fonológicas. Lisboa,

Edições ISPA.

Silva, A. C. (2003). Até Ã descoberta do princípio alfabético. Lisboa:

Fundação Calouste Gulbenkian.

Sim-Sim, I. (1998). Desenvolvimento da linguagem. Lisboa:

Universidade Aberta.

Sim-Sim, I. (2001). A formação para o ensino da leitura. Cadernos

de Formação de Professores, 2, 51-64.

Spear-Swerling, L., & Sternberg, R. J. (1996). Off track: When poor

readers become “learning disabled”. Oxford: Westview Press.

Velasquez, M. G. (2007). Percursos desenvolvimentais de leitura

e escrita: Estudo longitudinal com alunos do 1.º ciclo do

ensino básico (Tese de Doutoramento não-publicada). Braga:

Universidade do Minho.

Vellutino, R. F., & Scanlon, D. M. (1987). Phonological coding,

phonological awareness and reading ability: Evidence from a

longitudinal and experimental study. Merril- Palmer Quarterly,

(3), 321-363.

Viana, F., & Ribeiro, I. (2006). PRP: Prova de reconhecimento de

palavras. Lisboa: CEGOC-TEA.

Wagner, R. K., Torgesen, J. K., & Rashotte, C.A. (1994).

Development of reading-related phonological processing

abilities: New evidence of bidirectional causality from a latent

longitudinal study. Developmental Psychology, 30, 73-87.

Yopp, H., & Stapleton, L. (2008). Conciencia fonémica en Español.

The Reading Teacher, 61(5), 374”“382.

Downloads

Publicado

2017-05-28

Edição

Seção

Estudos Empíricos

Como Citar

Literacia Pré-Escolar e Desempenho na Leitura na Instrução Primária. (2017). Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(4). https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17829