A decapitação do legislador: a crise europeia ”“ paradoxos da constitucionalização do capitalismo democrático

Auteurs-es

  • Hauke Brunkhorst, Prof. Dr. Université de Flensburg, Allemagne

Mots-clés :

Mindset kantiano, mindset gerencialista, evolução constitucional, limitações normativas, conceito existente, crise, ordoliberalismo

Résumé

Atualmente, a União Européia encontra-se no meio de sua maior crise. A crise se deve não somente a um dos maiores colapsos da história da economia global mas também à fascinante evolução interna da constituição européia, desde o seu início, logo após a Segunda Guerra Mundial. Paralelamente a expansão do direito constitucional, problemas latentes de legitimação começaram a surgir e crescer, cumulativamente. Todavia, uma vez que os grandes bancos globais, as corporações e os fundos de retorno absoluto iniciaram um ataque concertado na periferia da Europa, a perdurável virada neoliberal ”“ de capitalismo democrático a democracia capitalista ”“ alcançou toda a Europa e a crise de legitimação se tornou manifesta.

------------------------

Texto traduzido do original em inglês por Pablo Holmes, professor adjunto do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB).

Biographie de l'auteur-e

Capa da Revista Direito.UnB Volume 1, Número 1

Publié

2019-05-10

Comment citer

A decapitação do legislador: a crise europeia ”“ paradoxos da constitucionalização do capitalismo democrático. Direito.UnB - Revue de Droit de l’Université de Brasília, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 93–118, 2019. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/revistadedireitounb/article/view/24624. Acesso em: 7 janv. 2026.

Articles similaires

1-10 de 26

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.