Como se faz um advogado no Brasil e na França: um breve ensaio comparativo e crítico

Autores

Palavras-chave:

Formação de advogados, Ensino jurídico, Sociologia das profissões jurídicas

Resumo

O presente ensaio propõe uma comparação entre o processo de produção de advogados na França e no Brasil, com o objetivo de provocar reflexões críticas acerca da nossa experiência. Não se trata, por certo, de um artigo científico em sentido estrito, onde uma pesquisa é apresentada e a análise sistemática de dados constrói o coração de um argumento objetivo. Pretendo aqui ficar na fronteira entre este tipo de produto e o que conhecemos por “artigo de opinião”. Resolvi chamar então de um “breve ensaio”, para desde o início dar ao leitor conta da maneira com a qual pretendo abordar o tema.

Biografia do Autor

  • Fernando de Castro Fontainha, Universidade de Montpellier 1

    Professor da Escola de Direito da FGV - Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, Pesquisador do CJUS - Centro de Justiça e Sociedade, Pesquisador Associado do CEPEL - Centre d`'Études Politiques de l`'Europe Latine, e Diretor da Associação Brasileira de Ensino do Direito ”“ ABEDI. Doutor em Ciência Política pela Université de Montpellier 1.

Capa da Revista Direito.UnB Volume 1, Número 2

Publicado

2014-07-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Como se faz um advogado no Brasil e na França: um breve ensaio comparativo e crítico. Direito.UnB - Revista de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 67–86, 2014. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/revistadedireitounb/article/view/24585. Acesso em: 18 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

21-30 de 205

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.