O Patrimônio alimentar dos povos tradicionais do cerrado:
Ensaios sobre instrumentos, insumos, sabores e saberes da cozinha cerratense
DOI:
https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v10i2.38911Palavras-chave:
Cerrado, Povos do Cerrado; Culinária tradicional; Conhecimento tradicional; Etnografia.Resumo
Este artigo propõe uma discussão sobre o conhecimento tradicional associado à alimentação dos povos do Cerrado, bem como os usos de frutos nativos em seus preparos culinários. As discussões aqui apresentadas são oriundas de pesquisa e vivência (2017-2021) dentro do projeto de pesquisa e extensão GOsTO – um punhado de mandioca e um bocado de Cerrado - no âmbito da Universidade Federal do Tocantins e decorrentes também de observação enquanto cidadã nativa do bioma Cerrado. A partir da etnografia foi possível pensar e dialogar sobre o conhecimento tradicional desses povos na produção de alimentos, na construção de memórias e na conservação do bioma Cerrado. O resultado deste estudo são elementos que se somam ao diálogo para uma valorização e perpetuação da alimentação dos povos do Cerrado.
Referências
ALBUQUERQUE, Ulisses Paulino de. (2005). (2. Ed.) Introdução à Etnobotânica. Rio de Janeiro: Interciência.
BERTRAN, Paulo. (1994). História da terra e do homem no Planalto Central: eco-história do Distrito Federal : do indígena ao colonizador.
CASCUDO, Luíz da Câmara. (2011). (4. ed.) História da Alimentação no Brasil. – São Paulo: Global, 2011
CASCUDO, Luíz da Câmara (Vários colaboradores). (2008). Antologia da Alimentação no Brasil. São Paulo: Global.
DIEGUES, Antonio Carlos Sant’Ana. (2008). (6. Ed.) O mito moderna da natureza intocada. 6ª edição. São Paulo: Hucitec: Nupaub USP/CEC.
FARIA, Oswaldo Lamartine de. (1965). Conservação de Alimentos no Sertão do Seridó. Recife.
LIMA, Romilda de Souza. NETO, José Ambrósio Ferreira. FARIAS, Rita de Cássia Pereira. (2015). Alimentação, Comida e Cultura: O exercício da comensalidade. DEMETRA: Alimentação, Nutrição e Sáude.
MONTANARI, Massimo. (2013). (2. ed.) Comida como Cultura. Tradução de Letícia Martins de Andrade. São Paulo: Editora Senac São Paulo
SARAIVA, Regina Coelly Fernandes. (2012). Saberes e Fazeres Tradicionais do cerrado: sabão de tingui. Brasília. Decanato de Extensão/UnB.
SILVA, Paulo Pinto e. (2014). (3. ed.). Farinha, feijão e carne-seca: Um tripé culinário no Brasil colonial. São Paulo: Editora Senac São Paulo.
VIEIRA JÚNIOR, Itamar.(2019). Torto Arado. São Paulo: Todavia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

