Notas para uma Filosofia contra o Tempo

Autores

  • Ana Helena Amarante Universidad do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i13.4368

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Utilidade da filosofia, Nietzsche

Resumo

Este trabalho, tangenciando principalmente uma atmosfera nietzscheana, como já sugere o título, quer deslocar a questão da utilidade da filosofia - o "para que serve?" - para uma questão que procura pela força da filosofia - "a quem aflige?".

Biografia do Autor

  • Ana Helena Amarante, Universidad do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

    Doutoranda da Universidad do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Rio Grande do Sul.

Referências

BARROS, Manoel. Exercícios de ser Criança. RJ: Salamandra, 1999.

DELEUZE, G. Nietzsche e a Filosofia. Ed Rés, s/d.

____ Conversações. RJ: Ed.34, 1992.

NIETZSCHE, F. Obras Incompletas. SP: Abril Cultural, 1983.

ZOURABICHVILI, F. Deleuze e o possível (Sobre o involuntarismo na Política) em Deleuze. Uma vida filosófica. RJ: Ed.34, 2001.

Downloads

Publicado

2011-10-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Notas para uma Filosofia contra o Tempo. (2011). Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 13, 11-18. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i13.4368