Neoliberal Unfoldings of Lulism
remarks on the strained relationship between class and entrepreneurship
DOI:
https://doi.org/10.21057/10.21057/repamv13n2.2019.23980Palavras-chave:
Lulism, neoliberalism, working class, entrepreneurship, individualismResumo
Este texto pretende discutir alguns aspectos da relação entre as políticas públicas implementadas durante os governos do Partido dos Trabalhadores entre 2003 e 2016 e a conformação de traços da ideologia neoliberal em parcelas dos trabalhadores urbanos no Brasil. Tais políticas favoreceram a ideia de que o conflito social gira em torno da oposição entre ricos e pobres, deslocando para segundo plano a relação dos indivíduos com a classe. Ao mesmo tempo, o lulismo propiciou o crescimento do individualismo e do empreendedorismo entre os trabalhadores brasileiros. Para tanto, faremos usos de algumas pesquisas a respeito da situação dos trabalhadores das periferias das grandes cidades no Brasil. Além disso, serão levadas em conta algumas considerações de Michel Foucault sobre o neoliberalismo que fornecem uma perspectiva pertinente para entender estas questões.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Ao ter seu trabalho aprovado e publicado, o autor compromete-se a colaborar com os processos de avaliação de outros trabalhos, em conformidade com sua disponibilidade e área de atuação.