COMUNICAÇÃO PÚBLICA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL ALINHADAS

breves resultados observados no programa dialoga Brasil (2015-2016)

Autores/as

Resumen

No campo das políticas públicas, os conselhos gestores, como espaços públicos de representação, participação e debate, têm sido reconhecidos como relevantes para os processos de democratização e de controle social sobre a ação governamental. O presente artigo busca discutir o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher no que se refere às suas potencialidades para coproduzir as políticas públicas destinadas aos direitos das mulheres e no que se refere à governança pública. Compreende-se que a coprodução de bens e serviços públicos pressupõe a inserção dos cidadãos nos processos de formulação e fiscalização de políticas públicas que favoreçam o interesse público; implica em interação entre Estado, sociedade civil e organizações privadas, e o compartilhamento de responsabilidades entre diversos atores. A governança pública pode ser entendida como modelo de gestão do Estado, que se caracteriza pela articulação de diferentes atores; estrutura-se em um arranjo institucional governamental que vincula os aspectos econômico-financeiro, institucional-administrativo e sociopolíticos e estabelece parcerias com mercado e sociedade civil, proporcionando estratégias transformadoras para resolução de problemas sociais. O método aplicado na pesquisa foi o estudo de caso com base em entrevistas semiestruturadas, análise documental e a utilização de possíveis indicadores de coprodução e governança pública. O estudo identificou que o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Florianópolis, apesar de restrições e desafios, expressa elementos da governança pública e pode ser um espaço de articulação entre a sociedade e o Estado, isto é, um espaço para a coprodução de políticas públicas voltadas aos direitos da mulher.

Biografía del autor/a

  • Laercio José Peres dos Santos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

    Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos (2015) pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e Aperfeiçoado em Licitações e Contratos Públicos (2015) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp). Atualmente, encontra-se como aluno do Bacharelado em Administração Pública (a partir de 2015) pela Faculdade de Ciências e Letras, Câmpus de Araraquara, da Unesp. Desde junho de 2017, é pesquisador discente do grupo "Controle social do gasto público", atuando na linha de pesquisa "Metodologias e técnicas de planejamento e controle do orçamento público" sob orientação do Prof. Dr. Antonio Roberto Bono Olenscki.

Publicado

2019-05-07

Cómo citar

COMUNICAÇÃO PÚBLICA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL ALINHADAS: breves resultados observados no programa dialoga Brasil (2015-2016). (2019). Revista Dos Estudantes De Públicas - REP, 3(1), 29-52. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rep/article/view/24562