O Marco Regulatório dos cursos de graduação a distância no Brasil

uma análise sob a ótica da Teoria da Regulação Responsiva

Autores

Palavras-chave:

Educação. Ensino Superior. Educação a distância. Regulação Responsiva. Marco regulatório.

Resumo

[Propósito] O presente artigo tem como objetivo analisar à luz dos conceitos da Teoria da Regulação Responsiva o marco regulatório do ensino a distância (EaD). Logo, analisam-se as principais semelhanças e diferenças entre os marcos regulatórios do EaD, assim como as principais ausências identificadas no que diz respeito à modelagem regulatória responsiva.

[Metodologia/abordagem/design] A partir da ótica da Teoria da Regulação Responsiva, observam-se as principais modificações propostas pelo novo marco regulatório do ensino a distância, de modo a comparar a modelagem regulatória adotada no âmbito do Decreto nº 9.057/2017 – atual marco regulatório do EaD -, e no âmbito da proposta de novo marco regulatório para o EaD.

[Resultados] O novo marco regulatório do EaD se diferencia do marco regulatório atual – 2017 – ao impor novos critérios específicos para a oferta de cursos de graduação EaD. Ambos se assemelham do ponto de vista regulatório por adotarem técnicas regulatórias pautadas na lógica de comando e controle e na lógica de incentivos extrínsecos. Quanto à Teoria da Regulação Responsiva, verifica-se que o novo marco regulatório não adota sua modelagem ou mesmo técnicas nela baseadas.

[Originalidade/relevância do texto] O artigo trata de temática de grande impacto para as instituições de ensino superior privadas brasileiras, uma vez que estas possuem 95,8% das matrículas do ensino a distância no país. Portanto, análise que versa sobre a recente modificação do marco regulatório dos cursos de graduação na modalidade de ensino a distância é importante para a prática do setor educacional.

Biografia do Autor

  • Elisa Amorim Boaventura, UnB

    Elisa Amorim Boaventura é advogada, graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e mestranda em direito na linha de pesquisa Transformações na Ordem Social e Econômica e Regulação pela mesma instituição. É pós-graduanda em direito internacional com ênfase em comércio internacional pela USP – Ribeirão Preto. É membro do Centro de Estudos Constitucionais Comparados (CECC - UnB), membro do Grupo de Estudos em Teoria da Regulação (GEREG – UnB) e editora Associada do International Review of Constitutional Reform (IRCR). E-mail: elisaamorimb@gmail.com.

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Publicado

2025-10-09

Como Citar

O Marco Regulatório dos cursos de graduação a distância no Brasil: uma análise sob a ótica da Teoria da Regulação Responsiva. Journal of Law and Regulation, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 102–125, 2025. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rdsr/article/view/57242. Acesso em: 25 dez. 2025.