Enfoque de marketing na distribuição da revista PAB, como produto de informação

Autores

  • Maria de Fátima Castro Bayma

Palavras-chave:

Marketing. Periódicos científicos. Necessidades de informação. Unidades de informação. Ind´ústria editorial.

Resumo

Analisa o processo de distribuição da revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB) realizado pelo Serviço de Comunicação para Transferência de Tecnologia (SCT) e por 36 unidades de informação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) entre 1998 e 1999. Aborda a distribuição de produtos na Economia, a distribuição como elemento do composto de marketing em organizações que não visam ao lucro e nas unidades de informação. Identifica as características, formas e funções da distribuição nesses diferentes contextos. Enfoca a distribuição em unidades de informação, segundo nove fatores de decisão identificados por Weingand. Aborda a distribuição sob os aspectos de acesso físico, tempo de acesso e uso de tecnologia. Destaca a função de intermediário desempenhada pelas unidades de informação entre produtor e usuário da informação ao diminuir a discrepância existente entre a quantidade de informação ofertada e a necessidade de informação dos usuários.

Downloads

Publicado

1999-01-01

Como Citar

Enfoque de marketing na distribuição da revista PAB, como produto de informação. (1999). Revista De Biblioteconomia De Brasília, 23(1), 25-42. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rbbsb/article/view/46604